O Que Acontece Ao Corpo Quando Repetimos os Mesmos Exercícios Muitas Vezes

O Que Acontece Ao Corpo Quando Repetimos os Mesmos Exercícios Muitas Vezes

Entre em qualquer ginásio nos dias de hoje e notará que muitas das aulas não passam de exercícios repetidos ao longo dos dias. Este tipo de aulas podem parecer bastante apelativas e interessantes na teoria, mas o que fazem realmente ao seu corpo?

Comecemos pela má notíciaSchmerzcollage
Este tipo de aulas são muitas vezes voltados para iniciantes ou pessoas que não costumam fazer treinos muitas vezes. Isto pode ser um problema! As pessoas que estão há muito tempo de repente começam com aulas de grande intensidade quase todos os dias durante muitas semanas. Uma quantidade tão exagerada de treino em pessoas com pouca rotina de exercícios pode levar rapidamente ao esgotamento de corpo. Em outras palavras, o excesso de treino sem preparar o corpo de forma adequada leva ao aparecimento de lesões, fraqueza e fadiga.

Mesmo treinos de baixo impacto, como pilates ou yoga, podem causar problemas se forem realizados todos os dias. Colocar o seu corpo nas mesmas posturas e posições diariamente pode levar ao aparecimento de dor e rigidez, e aumentar o risco de lesões.

Então… Para que servem este tipo de aulas?
O melhor benefício é que frequentar este tipo de aulas levam as pessoas a criar o hábito de exercício regular. E todos sabemos que assim que o treino se torna um hábito, é muito mais difícil de quebrar o padrão. Basicamente, se tem tendência para deixar de ir ao ginásio durantes dias seguidos, entrar neste tipo de aulas é a maneira perfeita criar uma rotina.

overAlém disso, visitar o mesmo estúdio várias vezes ou fazer máquinas mais dias, ajuda a estimular a confiança. Pense assim, lembra-se da primeira vez que andou de bicicleta? Provavelmente teve alguma dificuldade e medo de cair. Mas quanto mais praticou mais confiante ficou e hoje adora a sensação dos seus cabelos ao vento mesmo que desça uma estrada muito inclinada. No ginásio acontece o mesmo, quanto mais vezes praticar os exercícios mais confiante fica para a sua execução.

Claro que também terá mudanças físicas no seu corpo como perda de peso e aumento da força e massa muscular. Estas mudanças dependem do esforço que coloca em cada sessão e do tipo de exercícios efetuados, bem como da sua dieta e do descanso após o treino. Mas decerto irá melhorar a memória muscular. A repetição contínua de exercícios ajudará a controlar melhor o seu corpo.

Concluindo
Aulas de ginásio com frequência diária e esforço exagerado podescolhaem ser benéficos para a motivação, contudo não são as mais ideais para o corpo. Especialmente para quem não está habituado a praticar muito exercício, aumentar assim a carga fica pode levar ao surgimento de lesões mais facilmente. O ideal é começar com treino dois ou três dias por semana.

Certifique-se que ouve o seu corpo, se você sente que deve parar, pare! É importante conhecer os nossos limites. Ah, e não esquecer que fazer exercícios super rigorosos para compensar as faltas durante a semana não traz benefícios adicionais para o corpo. É um risco que não vale a pena correr.

Categorias: Fitness