O que acontece no corpo de alguém que para de fumar?

O que acontece no corpo de alguém que para de fumar?

O fumo traz tantos malefícios para a saúde que os não-fumantes muitas vezes se perguntam o que leva tantas pessoas a ainda recorrer aos cigarros.

Uma pessoa pode fumar por vários motivos, mesmo que esteja consciente dos riscos que corre. Entretanto, é certo que muitos fumantes querem abandonar esse hábito, e enfrentam a temida síndrome de abstinência quando tentam parar de fumar.

parar_de_fumar_sindromeEntre os sintomas da síndrome estão ansiedade, irritabilidade, nervosismo, dificuldades para dormir e se relacionar e até depressão, entre muitos outros. Mas passar pelo delicado período de transição entre ser um fumante e passar a ser um não-fumante é crucial para evitar problemas de saúde graves, como o câncer, e prolongar sua vida, além de melhorar sua qualidade de vida em geral.

Se você fuma mas está decidido a vencer essa batalha, pode ficar feliz em descobrir que já poderá sentir os benefícios algumas poucas horas depois de parar de fumar. Neste artigo, falaremos justamente sobre as melhorias que você sentirá em seu corpo, ao longo deste processo.

Apenas 20 minutos após parar de fumar, a pressão arterial e a taxa de batimentos cardíacos se estabilizam e a circulação sanguínea melhora.

Após 8 horas sem cigarros, o nível de nicotina e de monóxido de carbono no sangue diminuem pela metade, os níveis de oxigênio se normalizam e vão começar a rejuvenescer sua pele e cabelos.

gravidez_livre_de_fumoApós 12 horas, Os níveis de monóxido de carbono no sangue se tornam normais. As células começam a se recuperar dos danos causados pela substância.

Após 24 horas sem cigarros, todo o monóxido de carbono no sangue é expelido, os pulmões começam a se limpar dos resíduos do fumo.

48 horas depois, a nicotina é completamente removida do seu corpo, seus sentidos se tornam mais aguçados.

Se você conseguir chegar a três dias sem fumar, seus brônquios lhe permitirão respirar melhor, mas a síndrome de abstinência poderá gerar problemas para se concentrar em suas atividades diárias. Entretanto, seus níveis de energia aumentam consideravelmente.

Entre 1 a 2 semanas, o funcionamento dos pulmões e a circulação sanguínea melhoram. Você se sentirá animado a praticar mais exercícios, como a caminhada. O ideal é começar de maneira leve e ir aumentando o nível de esforço físico à medida que ganhar mais resistência e fôlego.

parar_de_fumar_coracaoDe 2 a 12 semanas, você pode se sentir irritável e impaciente, mas a sua saúde está num ritmo crescente de melhora. A circulação sanguínea mais potente leva mais oxigênios aos tecidos, nutrindo a sua pele, lhe dando uma aparência mais jovem e bonita.

De 3 a 9 meses, uma nova cobertura de células se desenvolve em seus pulmões, para aliviar problemas respiratórios. O seu apetite aumenta e você pode ganhar peso. Muitas pessoas se queixam que parar de fumar lhes tornou gordinhas. Muitas vezes, o que acontece é que a compulsão por comida foi adotada para substituir o vício do fumo. Fique de olho nessa armadilha e alimente-se bem, além de beber muito líquido.

1 ano sem fumar: um marco muito importante. O risco de doenças do coração diminui pela metade em comparação ao risco que um fumante corre de apresentar uma doença coronariana.

5 anos sem fumo: o risco de câncer de boca, garganta, esôfago e bexiga é metade do enfrentado por um fumante.

10 anos sem fumar: Menor risco de câncer do pâncreas, um dos mais mortais que existem, e da faringe. O risco de morrer de câncer de pulmão chega a metade do que você enfrentaria se estivesse fumando.

15 anos sem fumar: o seu risco de apresentar doenças do coração é o mesmo de um não-fumante.

parar_de_fumarComo você pode ver, as vantagens de parar de fumar o quanto antes são inúmeras. A síndrome de abstinência se torna quase insignificante diante da saúde e qualidade de vida que você vai ganhar, se decidir se manter firme em seu compromisso de abandonar o fumo.

Se houverem recaídas, não desanime. Lembre-se de recomeçar e ser compreensivo consigo mesmo e com seu corpo, que estará sentindo falta dos estímulos químicos do cigarro. O importante é sempre voltar ao programa para parar de fumar e pedir ajuda quando necessário. Muitos terapeutas são especializados em ajudar pessoas que querem abandonar vícios, como a compulsão por comida, por compras, por sexo, pelo fumo ou pelo álcool.

Com informações de Mercola.com

Categorias: Saúde