O Que Acontece Quando Evita Ir Ao Banheiro

O Que Acontece Quando Evita Ir Ao Banheiro

Quando tem vontade de ir, deve mesmo ir ao banheiro. Estar a meio do seu filme ou série favorita não pode ser desculpa para evitar ir urinar. Mesmo quando se está a trabalhar pode ser muito inconveniente ir ao banheiro, mas mesmo não deve aguentar a vontade de urinar. Faça uma curta pausa de modo a fazer o que tem de ser feito.
Todo o mundo já se viu na situação em que se tem de colocar a mão no estômago, cruzar as pernas e correr para o banheiro mais próximo para evitar fazer nas calças. Por muitas desculpas que se possam arranjar para não ir ao banheiro, como estar a trabalhar ou simplesmente ter preguiça de se levantar, quando se tem vontade de urinar é importante ir mesmo urinar. Aguentar a urina pode trazer consequências para a saúde, em especialmente se for durante muito tempo, ou seja, aguentar tanto tempo que o desconforto começa a ser demasiado intenso.

Infeções Urinárias
e0034e8acb9028662b6471264ab49175.jpegÉ verdade! Aguentar a urina na bexiga durante demasiado tempo aumenta a probabilidade de desenvolver infeções urinárias segundo os médicos especialistas do trato urinário. Quanto mais tempo a urina ficar dentro da bexiga maior é o risco desta se tornar um meio propício ao desenvolvimento de bactérias. Estas bactérias podem depois levar ao desenvolvimento de infeções urinárias que em situações mais extremas se difundem até aos rins ou até outros órgãos do corpo humano.
Mas evitar ir ao banheiro pode originar outros problemas para além das infeções urinárias.

bexigaRetenção Urinária
Outros dos problemas de reter durante muito tempo a urina na bexiga é o risco de desenvolver retenção urinária. Na retenção urinária a bexiga perde a capacidade de esvaziar por completo. Isto ocorre porque quando se aguenta demasiado tempo a vontade de urinar os esfíncteres cilíndricos que permitem controlar a bexiga ficam demasiado tempo muito bem fechados para conseguir manter a urina dentro da bexiga, evitando perdas urinárias. Estes esfíncteres são o que provocam a sensação de aperto quando estamos a aguentar a bexiga demasiado cheia. Com o passar do tempo, e se fizermos longos períodos de tempo a evitar urinar, os músculos da bexiga começam a enfraquecer para não fazer tanta pressão nos esfíncteres, o que pode levar a problemas de retenção urinária.

Então uma questão que se coloca é quantas vezes devemos ir ao banheiro?

Os adultos conseguem aguentar uma quantidade semelhante a dois copos dfcefde urina antes de o cérebro enviar sinais de que se tem vontade de urinar. Os especialistas referem que o normal para um adulto é ir ao banheiro 4 a 6 vezes por dia, se este beber a quantidade de água recomendada diária, cerca de 1,5 a 2 litros por dia. Se por acaso um adulto for mais de 6 vezes por dia a casa de banho pode significar que este ingere demasiada cafeína ou álcool. Pode ser ainda sinal de Diabetes, nervosismo, ansiedade ou problemas na musculatura pélvica.

Por isso da próxima vez que pensar que ainda consegue aguentar mais um pouco lembre-se dos problemas de saúde que pode vir a sofrer.

Categorias: Saúde