O que Comer Durante a Gravidez

O que Comer Durante a Gravidez

A gravidez é uma fase em que as mulheres devem ter especial à sua saúde e alimentação uma vez que o que se come tem um grande impacto no desenvolvimento e saúde do bebê. Na alimentação deve ser ingerida maior quantidade de nutrientes essenciais uma vez que estes vão ter de ser divididos entre a mulher e o bebê durante toda a gravidez. O ácido fólico, ferro e calorias são também necessários em maior quantidade nesta altura.
Neste artigo são enumerados os alimentos que devem ser ingeridos durante a gravidez e também os alimentos que devem ser evitados nesta altura.

nao-engordar-gravidez-2

Então os alimentos que devem ser ingeridos são:

Alimentos ricos em vitamina B12, cálcio e proteínas. São exemplo destes alimentos o leite pasteurizado, queijo ou requeijão.

Legumes e frutas são importantes para adquirir fibras, vitaminas e minerais.alimentacao-na-gravidez

• Deve-se beber muita água, de preferência filtrada ou fervida, ou sucos naturais de frutas frescas. É muito importante evitar sucos processados como os refrigerantes uma vez que têm uma grande quantidade de açúcar na sua constituição.

• A manteiga e margarina devem ser consumidas em menor quantidade. Os óleos vegetais são uma melhor opção porque possuem uma maior quantidade de gorduras insaturadas.

• No caso das mulheres vegetarianas é importante aumentar a quantidade de cereais, como arroz, trigo e aveia, que são ingeridos. Também devem comer mais grãos integrais. Não esquecer os legumes e as nozes.

Como foi referido no início deste artigo, as mulheres durante o período da gravidez devem ingerir calorias extra uma vez que tem que suportar o desenvolvimento do bebê. A melhor forma de ganhar as calorias extra é comendo:
• 2 bananas
• 2 ovos mexidos

Mas não é necessário comer estes alimentos durante toda a gravidez. Durante os 6 primeiros meses não é necessária grande preocupação uma vez que o feto não necessita de grande quantidade de nutrientes. Só nos últimos 3 meses é importante suplementar a alimentação com estes alimentos.

Contudo como a gravidez é um momento importante para o desenvolvimento do bebê existem alimentos que não devem mesmo ser consumidos.

• Peixe com grande quantidade de mercúrio deve ser evitado, como por exemplo a cavala e o peixe-espada.

sushi-2• Marisco como camarões, sushi e sashimi, que são alimentos cruz, e fumados como por exemplo salmão fumado são também alimentos muito perigosos pelo que não devem fazer parte da alimentação durante este período.

• Devem ser evitadas bebidas com cafeína na sua constituição como café, colas e chás. Estudos demonstram que mulheres que bebem café têm maior probabilidade de dar à luz um bebê abaixo do peso corporal.

• Leite não pasteurizado pode provocar infeção no bebê uma vez que os nutrientes passam da mãe para o feto.

• Deve haver atenção na ingestão de alimentos feitos com farinha de trigo refinada por parte de mulheres diabéticas. Esta farinha é um ingrediente perigoso para os diabéticos porque pode causar mais desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue, além de aumentar a probabilidade de desenvolverem doenças cardíacas ou pedras nos rins. A farinha também pode causar distúrbios no sistema digestivo.

Estes são os alimentos que se devem comer ou não durante a gravidez. Alimente-se de forma equilibrada e cuide corretamente do seu bebê.

Categorias: Alimentação, Saúde