O Que Deve Saber Antes De Começar A Praticar Kickboxing

O Que Deve Saber Antes De Começar A Praticar Kickboxing

Para quem procura apenas aumentar a força, a confiança, a coordenação, ou para quem quer um bom treinamento de cardio, o kickboxing pode ser a solução. As aulas de kickboxing têm foco em tudo, desde elementos de dança para autodefesa até competições de cardio.
shutterstock156794747Mas para escolher as melhores aulas, ou as aulas que permitem atingir os seus objectivos, é preciso compreender melhor o que realmente significa praticar kickboxing.

“Kickboxing” é um termo muito genérico. No Sul da Ásia a palavra pode-se referir ao Pradal Serey do Camboja, ao Yaw Yan das Filipinas, ou ao mais conhecido, o Muay Thai. Nos Estados Unidos por outro lado o kickboxing é visto como uma mistura de boxe e karate.

Se esta pequena introdução fez crescer em sim uma vontade de experimentar este desporto memorize as seguintes dicas:

1 – Defina uma meta pessoal
Determinar os objetivos da prática deste desporto e qual a preparação física que se tem é o primeiro passo antes de escolher qual o sitio onde treinar. Você quer melhorar o seu sistema cardiovascular ou por outro lado quer se tornar em um lutador campeão? Alguns ginásios possuem aulas que incorporam dança, contudo a maioria são viradas para as lutas. Para pessoas que já tenham definido que querem lutar pode ser importante marcar uma sessão de um-contra-um com o instrutor do ginásio para comprovar a sua qualidade de técnica.

2 – Encontrar as aulas certas
Depois de decidir qual o tipo de aulas que deseja frequentar é importante fazer uma pequena pesquisa sobre os melhores ginásios e os melhores instrutores. Observar as aulas antes de se inscrever pode ajudar a evitar que escolha e pague por aulas que não se adequam ao que procura.

3 – Compreender a sua forma física20130730083759750932i
Se não tiver a certeza sobre o seu estado físico o ideal é procurar um médico antes de iniciar qualquer desporto, especialmente se sofre de doenças cronicas como asma ou obesidade. Ainda mais o kickboxing que é um desporto bastante intenso, em que os treinos desafiam o corpo de formas pouco habituais e que tem associado o risco de contacto físico para quem opta por aulas de luta.

4 – Informar-se sobre qual o equipamento necessário
Para além de escolher as aulas, o ginásio e o instrutor é importante e necessário comprar o equipamento de kickboxing. Existem alguns ginásios que podem pedir aos alunos que comprem proteções de tornozelo, luvas e proteção para a cabeça. De qualquer forma a roupa não deve ser nem muito solta nem muito restritiva.

5 – Comer adequadamente
É importante comer corretamente antes de uma aula. Especialistas recomendam o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono como o arroz integral ou batata-doce ao almoço, e uma fruta ou um suco 30 minutos antes do treino.Monges-na-Tailândia1

6 – Comece devagar
Não queira começar a lutar como um campeão. A meditação pode ajudar a melhorar os tempos de reação e a concentração em combate. A meditação e as artes marciais são complementares, basta relembrar que os monges budistas de toda a Tailândia usam o kickboxing como forma de dominar o seu espirito.

Categorias: Fitness