O Que Realmente Acontece Quando Engole Uma Chiclete?

O Que Realmente Acontece Quando Engole Uma Chiclete?

7-chiclete-rima-com-7-a-proxima-palavra-e-celular-agora-imagine-que-seu-telefone-esta-dentro-da-bola-de-chiclete-1432946903533_900x600Existem muitas histórias, algumas mesmo muito assustadoras, sobre o que acontece quando engolimos coisas que não deveríamos. Mas à medida que envelhecemos começamos a compreender que se comermos as sementes de uma melancia não irá brotar uma árvore no nosso estômago, ou que se comermos chocolate em demasia não vão crescer monstros nos nossos intestinos. Então o que realmente acontece quando se engole sem querer uma pastilha elástica?

Será que engolir chicletes é realmente ruim?
A pastilha elástica, mais conhecida por chiclete, já existe há muitos anos, se bem que na altura as pessoas mastigavam o alcatrão da casca de bétulas. Na década de 1860 surgiu o primeiro protótipo da chiclete que conhecemos hoje. Nestas chicletes a goma era natural, pelo que o nosso organismo conseguia de alguma forma digeri-la. Nas chicletes de hoje a goma é sintética por isso não é de admirar se os nossos corpos têm dificuldade em as digerir.
12337439724_b71e6211b7_oO intestino degrada substâncias muito complexas como proteínas ou hidratos de carbono porque possui enzimas especiais para as quebrar em moléculas mais pequenas. Mas as enzimas que existem no aparelho digestivo não conseguem quebrar as substâncias elásticas encontradas nas chicletes. De um forma mais simples, o corpo consegue processar o açúcar e outro aromas que existam na pastilha elástica, mas não consegue ter uma ação sobre a substancia elástica, pelo que esta passa através de todo o organismo, saindo através das fezes quando se vai a casa de banho.

IMG_20160116_222216Quanto tempo permanece no organismo?
Não se preocupe, a pastilha elástica não fica anos no seu organismo, como algum familiar seu já pode ter dito. O trânsito intestinal e o ciclo digestivo são diferentes de pessoa para pessoa, pelo que a pastilha elástica ou outra fibra insolúvel permanece durante períodos diferentes em cada pessoa. Contudo o normal é a pastilha elástica passar o seu sistema em cerca de três dias. Por isso se engolir acaba por não haver problema porque a pastilha vai ser eliminada de forma natural e segura, no caso dos adultos.
Nas crianças é diferente. Os pais normalmente falam para as crianças não engolirem porque têm receio que a ingestão de chicletes possa bloquear o trato digestivo. A substância elástica pode formar uma massa grande que pode tapar o sistema digestivo em alguma área porque o aparelho digestivo é mais pequeno que o dos adultos. Atenção que não é preciso ter medo de dar pastilhas às crianças porque na realidade elas teriam de engolir uma grande quantidade para haver risco de bloqueio no aparelho digestivo. Mas como os médicos dizem, mais vale prevenir que remediar.

Concluindo
Quando se engole chicletes é preciso ter em conta duas coisas muito importantes: quantidade e tamanho. Para a maioria dos adultos, engolir uma por dia não deve ter nenhuma consequência para a saúde. Também é preciso pensar sobre o tamanho do aparelho digestivo. Crianças ou parentes mais jovens devem ter mais cautela quando mascam pastilhas e não devem engolir.
Agora já sabe a verdade sobre está guloseima. Se é apreciador de chiclete agora já sabe o que realmente acontece quando opta por engolir uma chiclete.

Categorias: Alimentação, Saúde