O Que Significa Ter Pé Chato?

O Que Significa Ter Pé Chato?

pe_chato2O corpo humano é constituído por uma grande quantidade de ossos, músculos, nervos, e muitos outros tecidos, e a forma como cada um destes tecidos se organiza leva a que todas as pessoas possuam diferenças entre si. Se pensarmos no caso dos pés é fácil compreender que possam existir diferenças na sua forma uma vez que estes são constituídos de 26 diferentes ossos, 33 articulações e mais de 100 músculos. Estes tecidos organizam-se para formar o pé e o arco do pé. Existem pessoas que não têm arco nos pés ou então o arco é demasiado pequeno, pelo que diz que possuem pés chatos. Os pés chatos podem originar muitas dores em todo o corpo, da cabeça aos pés.



O problema dos pés chatos

Ter pés chatos pode ser hereditário ou pode ser resultado de usar mau calçado. É muito normal uma criança nascer com pés planos, sem arco, uma vez que este só se começa a formar a partir dos três anos de idade, e assim apenas 1 ou 2 em cada 10 crianças continuaram a ter este problema na idade adulta. E não vale pena gastar dinheiro extra em calçado infantil uma vez que andar descalço durante os primeiros anos é mais benéfico para o desenvolvimento do pé.

O envelhecimentos, doenças, lesões e até mesmo ficar grávida são situações que podem causar pés chatos devido ao excesso de estresse causado aos tendões e ligamentos dos pés. Esforçar demasiado o pé pe-chatousando calçado sem suporte ou saltos altos em excesso pode também enfraquecer os músculos e tendões levando ao mesmo problema. Algumas pessoas não sentem dor devido a estas situações, mas em alguns casos os tendões ficam de tal forma tensos, danificados e enfraquecidos que o bem-estar o dia-a-dia são muito afetados. Ter pés chatos pode ainda afetar o tornozelo, causando muita tensão e um mau alinhamento que faz com que os pés rolem para dentro, ocorrendo um excesso de pronação. O excesso de pronação origina dores nos pés bem como ao longo do osso da canela, cansaço na perna, costas quadril e joelho.



O que fazer?

 

– Como em todas as questões relacionadas com a saúde o melhor é pedir conselhos junto a um médico.

– Usar palmilhas ou mudar de sapatos, usar calçado com maior arco de apoio permite aliviar o desconforto a quem tem pés chatos.

– Praticar exercício com os pés descalços pode ser outra opção válida e eficaz para fortalecer os pés. Esta prática oferece uma espécie de reabilitação dos músculos enfraquecidos devido ao abuso dos pés ao longo dos anos. Mas não se esqueça que para correr descalço tem que haver um tempo de habituação. A ponderação é importante de mudo a evitar lesões adicionais.

– Deixar de ter atividades que causem dor nos pés como passar demasiadas horas em pé.

– Perder peso. O excesso de peso provoca um maior esforço no arco do pé pelo que perder peso nestas situações realmente alivia as dores.



Ter pés chatos não é opção de ninguém, mas é possível evitar os problemas e atenuar a dor, basta ter força de vontade.

Categorias: Saúde