Coisas que Podem Estragar o Sorriso

Coisas que Podem Estragar o Sorriso

O sorriso é uma das melhores armas que uma pessoa pode apresentar. Seja na vida profissional ou privada, ter um bonito sorriso possibilita ter maior auto estima e confiança, além de que uma pessoa é mais bonita com um sorriso limpo e brilhante. Mas por muito que se tente ter o melhor sorriso sempre, existem pequenas coisas que vão afetando o sorriso mesmo que escove os dentes ou vá frequentemente ao dentista.
Neste artigo encontrará algumas das coisas que podem afetar mais o seu sorriso.energeticabig

1 – Bebidas desportivas ou energéticas
Na última década as bebidas desportivas tornaram-se muito populares. Apesar de poderem fornecer a energia necessária ao organismo estas bebidas não são muito saudáveis para os dentes. Estudos revelam que o pH ácido destas bebidas provoca erosão dentária. Além disso estas bebidas normalmente possuem uma elevada quantidade de açúcar que como se sabe não é saudável para os dentes.

2 – Tabaco
O fumo do tabaco torna os dentes amarelados e pode também criar outros problemas na estrutura e raiz do dente. O tabaco forma um filme pegajoso nos dentes que leva à acumulação de bactérias que promovem a produção de ácido e toxinas responsáveis pela inflamação da gengiva e perda de dentes.

3 – Suplementos de emagrecimento
Existem vários medicamentos de venda livre e suplementos alimentares que podem provocar problemas dentários. Isto resulta do facto de estes produtos diminuírem a secreção de saliva, o que origina boca seca, desconforto e problemas gengivais. Se pretende perder peso proteja o seu sorriso optando por uma dieta mais equilibrada e pela realização de exercício.

doces2507034 – Doces
Os doces não são diretamente prejudiciais para os dentes. O que acontece é que, como nas bebidas desportivas, os doces possuem grande quantidade de açúcar. Uma das piores coisas que se pode fazer é deixar o açúcar na boca muito tempo, ficando em contacto com dentes e gengivas.  Sempre que comer doces deve lavar os dentes. Se não conseguir lavar os dentes coma queijo ou iogurte porque estes aumentam a secreção de saliva e neutralizam o ácido.

5 – Líquidos quentes
Se é adepto de bebidas quentes pense duas vezes. O chá preto e o café possuem taninos, moléculas que originam manchas nos dentes por se depositarem nos sulcos do esmalte. Se gosta realmente de bebidas quentes tenha em mente que estas podem provocar um sorriso menos brilhante.uvas-copo-vinho

6 – Contracetivos orais
Uma grande parte das mulheres toma contracetivos orais, ou seja, a pílula. Este medicamento previne a gravidez e ajuda a regular o ciclo menstrual. Contudo podem ocorrer efeitos colaterais como a infeção e inflamação das gengivas. Outro problema é que as mulheres que usam as pílulas podem desenvolver problemas de cicatrização da gengiva após a extração de dentes.

7 – Vinho
O consumo continuado de vinho pode desgastar o esmalte dos dentes. O ácido do vinho pode dissolver a estrutura do dente. Tanto o vinho branco como o tinto podem ainda contribuir para o desenvolvimento de manchas nos dentes. Se gosta de um bom copo vinho não tem de deixar de beber, convém é lavar a boca com água após terminar de beber.

Categorias: Alimentação, Beleza