Os Melhores Alimentos para Depois do Exercício

Os Melhores Alimentos para Depois do Exercício

Já todo o mundo sabe que uma alimentação correta é essencial para manter o organismo saudável. Aliar a alimentação com a atividade física previne o desenvolvimento de doenças crónicas, como Diabetes e obesidade, e permite manter o nosso organismo equilibrado. Um erro comum por parte de quem pratica exercício físico é a ingestão incorreta de alimentos após o exercício. Muitas pessoas ficam comendo comida pouco saudável porque consideram que não existe problema porque já queimaram calorias. Contudo o que se come depois do ginásio é tão ou mais importante que o que se come ao longo do dia. Depois do exercício o nosso organismo tem certas necessidades que devem ser colmatadas com a ingestão adequada de nutrientes.
Neste artigo encontrará uma lista dos melhores alimentos para ingerir após o exercício, alimentos estes que permitem dar ao organismo todos os nutrientes necessários à recuperação muscular e redução da fadiga.

iogurte_grego1

 

 

1 – Iogurte Grego
Este tipo de iogurtes tem duas vezes mais proteína que os iogurtes normais. Além de que os iogurtes gregos são ma grande fonte de hidratos de carbono. Aproveite e ao comer iogurte grego misture fruta ou cereais. Por exemplo, foi demonstrado que frutos silvestres frescos possuem na sua constituição micronutrientes que ajudam a prevenir e combater ad dores musculares pós treinamento.

 

2 – Salada de Fruta
Para além de ser uma fonte de carboidratos e antioxidantes, as frutas têm na sua constituição enzimas que facilitam a absorção dos nutrientes da alimentação. As enzimas quebram os nutrientes e estes podem ser absorvidos e entregues aos músculos cansados. A papaia, o abacaxi e o kiwi têm grande quantidade destas enzimas que ajudam na digestão e no processamento e quebra dos aminoácidos. Por último, o abacaxi possui também propriedades anti-inflamatórias úteis na recuperação muscular.

os-beneficios-de-comer-salada-de-frutas

 

3 – Wraps
Comer uma sanduíche tipo wrap é uma boa opção para depois do exercício. Os wraps integrais possuem muitos carboidratos saudáveis. Se vai ao ginásio durante a hora de almoço leve uma sopa e um wrap de frango ou peru, é uma excelente refeição e fácil de transportar. Existem quem prefira uma salada após o exercício, contudo a salada não fornece grande quantidade de carboidratos. Se prefere comer saladas deve acrescentar um pouco de quinoa, feijão ou arroz integral, melhores fontes de carboidratos saudáveis.

4 – Cereais Integrais
Estes cereais são um ótimo alimento para qualquer hora do dia, apesar de serem normalmente consumidos apenas no café da manhã. Os cereais mais benéficos são os que possuem elevada quantidade de fibra e proteína. Este alimento é perfeito para recarregar as reservas de energia nos músculos, sendo uma boa opção para comer ao lanche ou ao pequeno-almoço.

suco-de-maçã

5 – Sumo de Fruta
Água é muito importante para reidratar o organismo. Contudo deve também beber sumos de fruta 100% natural ou bebidas esportivas uma vez que permitem repor os eletrólitos perdidos no suor. Um sumo de maça vai permitir repor a glucose consumida durante o treinamento.

 

Estes são os melhores alimentos para ingerir após o exercício. O importante é que sejam ricos em proteína e carbohidratos. Comer pelo menos 30 gramas de proteína e carboidratos dentro de 15 minutos após o treinamento é essencial por exemplo para quem pretende aumentar a massa muscular.

Categorias: Alimentação, Fitness