Será Correto Praticar Exercício Estando Doente?

Será Correto Praticar Exercício Estando Doente?

Ganhar motivação para praticar exercício de forma regular exige determinação, controlo e energia. Após o esforço para quebrar rotinas sedentárias é normal existirem momento de quebra de motivação que nos fazem parar de fazer os exercícios. Um desses momentos é quando apare alguma doença ou lesão. É inevitável, mesmo os desportistas mais fortes e saudáveis acabam ficando doentes, principalmente no Inverno, não fosse esta a estação do ano em que aparecem mais gripes e resfriados.
A questão é o que fazer quando se fica doente? Parar todos os exercícios regulares até ficar melhor, mesmo arriscando perder cansaçocompletamente a motivação? Ou esquecer as dores e levar o treino para a frente, mesmo podendo ficar cada vez mais doente? Na verdade não existe uma resposta clara para esta questão mas aqui ficam algumas ideias chaves que podem ajudar na toma de uma decisão.

1 – Distinguir doença e fadiga
O exercício físico permite reduzir o estresse e estimular o sistema imunológico. Contudo por vezes ao fim do dia estamos sem energia e a sentir pouca vontade de nos mexermos. Então se você está se sentindo um pouco sem força, cansado, faça um check-in a si mesmo. Você sente que são sintomas de um resfriado ou simplesmente foi um longo dia de trabalho?

2 – Se está doente, está fisicamente capaz de praticar desporto?Deve-se-treinar-quando-se-está-com-gripe-ou-constipado
Não deve ser praticado exercício em situações de doença no aparelho digestivo uma vez que irá agravar a sua condição. Contudo se apenas tem um resfriado ainda pode praticar desporto. Tenha atenção é para tornar o treino um pouco mais leve que o habitual. Se costuma praticar 1 hora opte por uma caminhada de 30 minutos. Pode não parecer muito mas irá manter o seu sistema imunológico estimulado ao mesmo tempo que ajuda a manter o hábito de exercício diário. Atenção, se não conseguir fazer 5 respirações sem tossir você não está apto para praticar exercício.

3 – Deve ir ao ginásio?
O ginásio possui pouca circulação de ar pelo que os vírus e bactérias ficam facilmente nos equipamentos. Se está doente o melhor é ficar em casa para evitar contaminar outras pessoas. Fique por casa e pratique um pouco de Ioga ou Pilates ou então dê uma caminhada no parque. Não seja egoísta indo ao ginásio mesmo no meio de uma gripe.

Disminuir-fiebre-500x334-500x3344 – A febre significa sempre não fazer exercício
Se tem febre o correto é ficar em casa, em repouso. Não troque o conforto da cama por nenhuma outra opção. A febre significa que o seu corpo está a gastar energia para se defender de alguma infeção pelo que a melhor coisa a fazer é dar descanso ao organismo para que ele se consiga defender da melhor maneira. Não existe mas ou e… descanse e beba o máximo de líquidos que conseguir.

Não se esqueça que é importante estar em forma, mas a saúde vem sempre em primeiro lugar. Pode estar doente e forçar um pouco o treino, mas deve sempre ponderar bem se é necessário fazer um descanso até se curar totalmente.

Categorias: Fitness, Saúde