Por que as grávidas devem consumir ácido fólico?

Por que as grávidas devem consumir ácido fólico?

Uma informação importante para as mulheres grávidas ou aquelas em idade fértil que estejam tentando engravidar: o ácido fólico é um suplemento recomendado por médicos e profissionais de saúde para a boa formação do bebê em gestação.

E não apenas o ácido fólico é importante durante a gravidez, mas também o ferro, um suplemento receitado pelos profissionais de saúde que acompanham a mulher durante o pré-natal.

Sucos saudáveisMas o ideal é que o consumo de ácido fólico e do sulfato ferroso comecem antes mesmo da fecundação. Isso pode ser realizado quando a gravidez é planejada. Mas, caso o bebê tenha vindo como uma “surpresa”, também não há problema algum: a futura mamãe deve começar o quanto antes a consumir os dois suplementos, assim como alimentos ricos em nutrientes, proteínas, vitaminas e gorduras saudáveis.

O ácido fólico faz parte das vitaminas do complexo B, sendo também conhecido como folato ou vitamina B9.

Ele participa da boa formação do sistema nervoso do bebê, sobretudo do tubo neural, assim como da produção de glóbulos vermelhos no corpo da mãe e da criança. Deficiências de ácido fólico podem gerar problemas como a espinha bífida e a anencefalia.

O folato está presente naturalmente em vários alimentos. A farinha de trigo que compramos no mercado já vem enriquecida com essa substância, mas pesquisas indicam que nosso organismo absorve melhor a versão sintética.

Outras maneiras de consumir boas doses de ácido fólico é aumentar a ingestão de:

  • Saladas
  • Folhas verde-escuras, como rúcula, couve e agrião
  • Espinafre
  • Cenouras
  • Aspargos
  • Carne vermelha
  • Vísceras, como fígado, moela
  • Gema de ovo
  • Feijão
  • Cereais
  • Lentilhas
  • Milho
  • Frutas cítricas ricas em vitamina C

alimentos bona para anemiaO ácido fólico é mais necessário no primeiro trimestre da gravidez, quando o sistema nervoso do bebê é formado. Mas muitos médicos recomendam que a mulher continue tomando o suplemento durante toda a gestação. Mulheres obesas e com deficiências desse suplemento podem necessitar de doses mais altas que 5 mg, a apresentação mais comum do ácido fólico à venda nas farmácias.

Outra coisa boa a respeito do folato é que ele é bem barato e muitos postos de saúde distribuem a vitamina gratuitamente para as mulheres que realizam o pré-natal.

Importância do ferro

Além do ácido fólico, a grávida também deve consumir um maior teor de ferro, que participa do transporte do oxigênio pelo corpo e da produção de glóbulos vermelhos. É fundamental para o bom desenvolvimento da placenta e durante toda gestação, sobretudo no terceiro trimestre.

As necessidades habituais de ferro na mulher são de 16 mg/dia, mas esse valor passa para até 30mg/dia durante os últimos três meses da gravidez, crescendo cada vez mais a partir da concepção.

Portanto, todas as mulheres grávidas ou que planejam engravidar precisam ficar de olho na sua dieta, para que garanta um aporte diário saudável da substância. Os alimentos ricos em ferro são muito semelhantes aos ricos em folato, portanto, ao consumir as sugestões dadas acima, você garante uma ingestão adequada de ferro.

Mas, para ser bem absorvido pelo organismo, é necessário que você consuma vitamina C junto com o ferro. Assim, inclua um suco de frutas cítricas durante as refeições, ou consuma a fruta pura, como sobremesa – laranja, kiwi, toranja, acerola…

Mulheres que já sofrem de anemia ou que estejam esperando gêmeos podem necessitar de suplemento.

Outra dica importante é não cozinhar demais os alimentos, para que não percam o ácido fólico e o ferro que contêm.

Use panelas para cozinhar no vapor ou consuma os vegetais crus, sempre que possível. Só tome cuidado para fazer uma boa higiene das folhas e frutas, para evitar parasitoses e outros problemas.

Sugestão de suco rico em ferro e ácido fólico

Ingredientes

  • ½ folha de couve
  • 1 kiwi
  • Suco de 1/2 beterraba pequena
  • Suco de 1 laranja

Modo de preparo:

alimentos bona para anemiaBata todos os ingredientes no liquidificador, coe e adoce com mel, para uma dose extra de energia.

Se quiser, pode adicionar uma colher de chá de chia para aumentar o aporte de ferro e proteína, e uma colher de chá de linhaça em pó, para aumentar seu consumo de fibras.

Caso esteja sofrendo com prisão de ventre, consuma o suco sem coar, e troque o kiwi por mamão papaia ou uma ameixa fresca.

Este suco é perfeito para o café da manhã e o lanche da tarde.

Categorias: Alimentação