Por que caminhar ajuda a emagrecer?

Por que caminhar ajuda a emagrecer?

Um dos melhores exercícios para perder peso é a simples caminhada. Primeiro que tudo, é gratuito, basta colocar um bom tênis nos pés e partir para um local ao ar livre, de preferência perto da natureza, para realizar seu exercício.

Como não é necessário quase nenhum equipamento ou instrução especial para começar a caminhar, esse é o meio mais utilizado por quem deseja emagrecer e não pode ou não quer gastar muito.

Mas caminhar com o calçado inadequado pode trazer vários problemas para suas articulações e até dor nas costas. Por isso, falamos aqui sobre os diferentes tipos de pisada e quais os tênis mais indicados para cada uma.

Caminhar melhora a circulação sanguínea

Como todo bom exercício, a caminhada contribui para estimular a circulação sanguínea, protegendo o corpo de uma série de problemas cardiovasculares.

Um deles é a temida aterosclerose, ou formação de placas rígidas nas paredes das artérias, que pode levar a ataques do coração e outros transtornos graves.

Previne o diabetes

melhores-tenis-para-corridaCaminhar apenas 30 minutos por dia pode diminuir suas chances de desenvolver o diabetes tipo 2, causada por uma intolerância à insulina.

Caminhar logo após o jantar pode contribuir para regular o nível de açúcar do sangue e acelerar o emagrecimento.

Mas nesse caso, não é aconselhável para quem tem problemas para dormir, por estimular a circulação e tornar mais difícil para o corpo relaxar.

Melhora a resistência física em geral e nos prepara para outros esportes

A caminhada é a maior porta de entrada para o mundo fitness. Existem inúmeras histórias de pessoas que eram sedentárias, começaram a se exercitar com uma simples caminhada diária e hoje praticam outros esportes, como a corrida, o ciclismo ou a natação.

Por elevar os níveis de endorfina e de hormônios “do bem-estar e da felicidade”, a caminhada melhora o humor e faz o corpo “se viciar” no exercício físico. A partir dela, você ficará muito mais interessado em ter uma vida saudável, nunca mais pensando em ser sedentário.

Diminui o apetite

Caminhar todos os dias diminui o desejo por carboidratos e alimentos doces. Além de melhorar o humor, pode contribuir para dietas de emagrecimento ao atuar positivamente no apetite desregulado.

Uma caminhada leve por 30 minutos pode queimar até 400 calorias, sem exigir muito do corpo nem das articulações. Oferece a oportunidade de um emagrecimento rápido e consistente, o que pode ser o motivador perfeito para você não comer demais.

Exige pouco preparo físico

caminhada-esportivaNão é preciso ser um atleta para começar um plano de caminhada. Afinal, quase todo ser humano já caminha muito, todos os dias. Num passeio ao shopping, ao mercado, no centro da cidade ou até dentro do nosso ambiente de trabalho, já estamos caminhando.

Como melhorar sua caminhada:

  • Prepare uma playlist com suas músicas prediletas e caminhe ouvindo as músicas de que mais gosta. Certamente, você terá muito mais disposição e prazer ao se exercitar.
  • Caminhar ao ar livre também é mais recomendado que em ambientes fechados. Você pode procurar um parque ou praia próximo de sua casa e aproveitar a bela paisagem enquanto realizar os exercícios.
  • Escolha roupas leves e confortáveis. Tecidos de algodão são muito bons para absorver o suor, mas podem ficar pesados com facilidade. Algumas lojas esportivas vendem roupas que permanecem leves, mesmo suadas. É um bom investimento.
  • Se você está com sobrepeso, sempre use shorts que cubram as coxas antes de caminhar ou correr. Se as coxas roçarem uma na outra enquanto você caminha, pode causar irritações e até mesmo lesões, muito doloridas.
  • Caminhar em dupla ou em grupo é sempre mais agradável, e a motivação de todos vai ajudar você a emagrecer mais rápido e a se manter fiel ao seu plano de exercícios.
  • Apesar desta ser considerada uma atividade de baixo impacto, e preciso se alongar antes e depois de caminhar, para evitar danos às articulações e músculos.
  • Comece com uma caminhada mais leve e aumente o ritmo, para intensificar a perda de peso.
  • Se puder, pode intercalar caminhadas com corridas curtas, de apenas alguns segundos. Isso ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gordura mais cedo.
  • Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Se possível, realize um parecer cardiológico.
Categorias: Fitness