Por que incluir a canela na sua dieta?

Por que incluir a canela na sua dieta?

A canela é uma especiaria de sabor único e intenso, usada sobretudo para dar gosto a doces à base de leite de coco no Brasil, como o arroz-doce, ou as comidas à base de milho, como a canjica.

Mas seus benefícios terapêuticos são conhecidos há milênios e podem ser aproveitados no nosso dia a dia. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre eles. Nosso objetivo é inspirar você para começar a incluir este alimento nas suas refeições do dia a dia.

Benefícios da canela para a saúde:

  •  Este condimento tem uma ação tonificante, que aquece e revitaliza o corpo inteiro.
  • Melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos.
  • Melhora o foco e a concentração.
  • Muito adequada para combater doenças relacionadas ao clima frio, como resfriados, tosses e gripes.beneficios_da_canela
  • Revigora o sistema nervoso e aumenta a nossa resistência ao estresse.
  • Diminui os efeitos da ansiedade crônica e da depressão.
  • Combate micróbios, especialmente quando combinada ao mel e ao alho.
  • Melhora a digestão, podendo ser uma ajuda complementar ao tratamento da indigestão, gases, estômago inchaço e úlceras.
  • Possui taninos, que têm ação adstringente, aliviando a diarreia.
  • Também combate fungos e infecções causadas por eles.
  • Estimula a circulação, ajudando a emagrecer e a eliminar toxinas.
  • Diminui o risco do diabetes tipo 2, causado pela resistência à insulina.
  • É muito utilizada pelas mulheres durante o período menstrual para aliviar cólicas e facilitar a eliminação do sangue menstrual.
  • A canela é abortiva, portanto não deve ser consumida por mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar.

Canela: tesouro da medicina ayurveda

Esta especiaria é muito valorizada na Índia e outros países orientais. Para os praticantes da medicina ayurvédica, é usada para fortalecer o coração e combater as doenças cardiovasculares.

Também é aplicada no caso de apatia e fadiga crônicas, para restabelecer o “fogo vital”, que nos anima e aumenta nossa alegria de viver.

Maneiras de consumir a canela no dia a dia

rolinhos_de_canelaVocê pode consumir este alimento de várias maneiras saborosas, como sob a forma de chás. O chá de maçã e canela é muito apreciado por várias pessoas, pelo seu sabor suave e aroma maravilhoso. Adoce com uma colher de chá de mel para uma bebida deliciosa e que ainda pode ajudar na cura de gripes e infecções.

Adicione uma pitada de canela em pó em seus sucos e vitaminas de frutas. Você pode usar leites vegetais para preparar vitaminas, como de banana, maçã e pera e leite de soja e aveia. Além de obter os benefícios para saúde do corpo em geral, você também poderá beneficiar seu sistema digestivo e intestinal. A canela também ajuda o organismo a não produzir muco com a ingestão do leite de vaca.

A canela também é considerada um afrodisíaco, por aumentar a libido e promover a circulação sanguínea. Utilize-a em receitas doces para criar pratos saborosos, nutritivos e saudáveis.

Óleo de canela

Outra maneira de utilizar este ingrediente é através de seu óleo essencial. Estimulante, analgésico e bactericida, o óleo essencial de canela pode ser usado em banhos, massagens e também para aromatizar a casa ou seu ambiente de trabalho.

oleo_essencial_de_canelaSe preferir, pode usar cinco gotas do óleo de canela para cada litro de água morna para preparar compressas, que podem ser aplicadas sobre músculos e articulações doloridas. Inspirar o ar aromatizado com este óleo essencial também aumenta o foco e contribui para os processos cerebrais.

Agora que você já conhece as propriedades terapêuticas da canela, que tal experimentar os grandes benefícios deste condimento hoje mesmo?

O importante é comprar a canela-do-ceilão ao invés da canela da china, que, na verdade, é um outro tipo de planta, a cássia. Escolha sempre alimentos orgânicos e de boa procedência para colher maiores benefícios.

Categorias: Dietas