Por que precisamos beber dois litros de água por dia?

Por que precisamos beber dois litros de água por dia?

Você já deve ter ouvido falar que 75% do corpo humano é composto de água. É verdade. Com algumas variações, o teor de água do corpo chega a 80%.

Por dia, perdemos cerca de dois litros de água, através da urina, do suor e da respiração. Como a água é fundamental para atividades celulares e de nossos órgãos, precisamos repor o líquido diariamente, bebendo ao menos oito copos ou mais de água ao dia.

Para que serve a água que ingerimos?

A água participa da constituição das células que formam órgãos e tecidos, está presente no sangue, para o transporte de oxigênio, além de transportar nutrientes, hormônios e outras substâncias.

Também regula a temperatura corporal e contribui para a eliminação de toxinas do corpo, principalmente através da urina.

Silhouette of a man drinking water after exercising with blue sky in the background.

Devo beber água apenas quando estiver com sede?

Não, a sede já é um sinal de desidratação. É parecido com a gasolina do carro: você não vai esperar o tanque chegar na reserva para abastecer, não é?

Quando o corpo envia o sinal de alerta que nos faz sentir sede, já não há água suficiente para o funcionamento ótimo do organismo.

Quais os benefícios de beber água em jejum?

Em algumas culturas, como no Japão, beber água em jejum pela manhã, antes mesmo de escovar os dentes, é um hábito que seria responsável pela famosa longevidade dos orientais.

Não há pesquisas comprovando isso, mas muitas pessoas revelam os benefícios de tomar pelo menos um copo de água em jejum, com ou sem algumas gotas de limão. Por que não tentar?

Sucos e chás podem substituir a água?

Sucos, chás, água de coco e outras bebidas saudáveis e com alto teor de água são bons substitutos para uma parte da água que precisamos ingerir diariamente. Mas eles não devem ser adoçados.

Sopas e caldos também podem ser uma maneira de se hidratar, mas como geralmente têm um teor de sal, é bom sempre complementar com água pura.

Além disso, também há água no leite e nas frutas – algumas frutas, como a melancia e o abacaxi, por exemplo, são excelentes para hidratar o corpo.

Beber bastante água também ajuda a emagrecer, desintoxicar o organismo e previne a prisão de ventre, facilitando os movimentos intestinais.

Ande sempre com sua garrafinha de água pura e mantenha-se hidratado. Mas não exagere: beber água em excesso pode forçar o trabalho dos rins e fazer o corpo perder minerais importantes.

Categorias: Saúde