Porque Comer Comida Anti-Inflamatória?

Porque Comer Comida Anti-Inflamatória?

Manter o corpo saudável envolve sem dúvida uma alimentação saudável. É cada vez mais comum ouvir falar sobre novas dietas, novas dicas ou mesmo novos alimentos. Uma das dietas que tem ganho maior número de apoiantes é a dieta à base de alimentos alcalinos e anti-inflamatórios. Este artigo explorar mais esta dieta e os benefícios da comida anti-inflamatória para o organismo.
De forma a se compreender melhor este artigo é necessário primeiro entender os prejuízos que a inflamação causa no corpo. Hoje sabe-se que a inflamação leva a muitas doenças como doenças cardíacas, colite, artrites e podem provocar dores de diferentes formas em todo o organismo. É verdade que existem processos de inflamação que são benéficos para o corpo, como é o caso da inflamação em caso de feridas, que ajuda a curar e sarar. Contudo existem fatores que desencadeiam processos de inflamação demasiado intensos. Um desses fatores é o estresse oxidativo provocado pelos radicais livres. Estas moléculas são constantemente neutralizados pelos antioxidantes existentes no nosso organismo contudo ao longo do tempo o nosso organismo vai perdendo esta capacidade de neutralização. O excesso destas moléculas leva ao aparecimento de processos inflamatórios.
Uma forma de contrariar estes e outros processos inflamatórios é realizar uma dieta com comida anti-inflamatória, ingerindo alimentos alcalinos em vez de alimentos ácidos. Os processos de inflamação são promovidos por alimentos ácidos, pelo que este tipo de alimentos pode originar problemas de saúde.

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Seguir este estilo de alimentação significa diminuir o consumo de certos alimentos tais como:
• Cafeína
• Óleos Vegetais como o de soja, milho ou amendoim.´
• Bebidas refrigerantes gaseificadas
• Glúten
• Lacticínios e derivados do leite
• Álcool
• Alimentos processados como bolachas ou tiras de milho
• Edulcorantes, açúcar ou adoçantes artificiais.

 

Então se eliminarmos tantos alimentos da dieta o que sobra para comer? Pode ser um pouco mais trabalhoso, mas existem alimentos com melhor valor nutricional e que são anti-inflamatórios como por exemplo:cibi_alcalini_main
• Legumes de preferência biológicos como por exemplo a batata-doce
• Nozes e frutos secos
• Verduras como couve e feijão-verde
• Fruta, em especial limas ou frutos vermelhos como morangos
• Óleo de Coco e Azeite
• Cereais integrais
• Leguminosas como o feijão
• Peixe fresco em especial os ricos em ômega 3 como é o caso do atum, cavala e salmão. O ómega 3 permite prevenir e até mesmo reduzir a inflamação.
• Infusões e chás de ervas
• Cacau. O cacau é rico em antioxidantes pelo que pode trazer benefícios ao organismo. É importante frisar que o cacau bruto ou chocolate preto devem ser inseridos na dieta, contudo outros tipos de chocolate como chocolate de leite ou branco não têm antioxidantes, pelo que trazem mais prejuízo que beneficio para o organismo. Se quer comer chocolate opte por chocolate preto ou cacau puro.
• Também as especiarias ocidentais como gengibre e açafrão têm ação anti-inflamatória. Este facto é facilmente comprovado porque estas especiarias são usadas há anos na medicina ayurvédica. Como acontece com o cacau, também as especiarias possuem antioxidantes naturais que permitem eliminar os radicais livres e diminuir os processos inflamatórios.

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Podemos concluir assim que uma dieta rica em comida anti-inflamatória permite melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral. Estes alimentos vão ajudar a manter o equilíbrio natural do corpo.

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