Porque temos pesadelos – principais causas

Porque temos pesadelos – principais causas

A melhor coisa do mundo é chegar em casa depois daquele dia louco e cansativo de trabalho e descansar na cama esperando o sono chegar e com ele um lindo sonho para o nosso prazer. Mas, e quando isso não acontece? Quando ao invés de um lindo sonho nos encontramos num daqueles terríveis pesadelos que nos causam pavor, medo, suores, aceleração do batimento cardíaco e muito pânico? Afinal, porque temos pesadelos? Hoje vamos responder a essa curiosidade de muitas pessoas. Então fique por aí e confira tudo isso já a seguir.

Porque temos pesadelos

Para começar vamos entender o que é o pesadelo. Para quem não sabe, eles são sonhos angustiantes que nos causam tremores e medo. Eles aparecem quando nós chegamos na parte do sono mais profunda, onde conseguimos ver as coisas de uma maneira bem real e, por isso, sentimos tanto medo, nervoso e em alguns casos até gritamos.

Agora o porque temos pesadelos? Esses sonhos “ruins” normalmente acontecem por vários motivos. Passamos a citar alguns deles:

Causa 1: Ansiedade

É comum ver pessoas com picos de estresse e muita ansiedade para entrega de trabalho, aprovação em concurso e testes, enfim, vários motivos… Esse estresse e ansiedade desencadeiam o tal pesadelo que na verdade é uma manifestação do nosso estado emocional. O porque temos pesadelo também pode vir de uma mudança radical, como mudar de país ou profissão. Isso causa uma ansiedade e estresse grande.

Causa 2: Situação traumatizante

Quando passamos por uma situação impactante como um assalto, morte de um parente, sequestro, etc, é normal termos os indesejados pesadelos. As nossas memórias tanto as conscientes como as inconscientes são determinantes no sonho, assim, no caos de uma experiência negativa isso também pode se refletir no sonho trazendo pesadelos.

Causa 3: Fatores externos

Quando dormimos existem também alguns fatores que nos incomodam sem nem sequer nos apercebermos. São exemplos: o barulho da festa do vizinho, quando não conseguimos respirar bem, quando a cama, o colchão ou até o travesseiro nos incomodam enfim, todos esses fatores interferem no nosso sono causando os sonhos angustiantes.

Causa 4: Condições de saúde

Tal como vimos anteriormente quando estamos incomodados com alguma coisa isso se reflete nos nossos sonhos, o mesmo acontece quando estamos doentes. Se estamos com febre alta ou com dificuldades de respirar, por exemplo, o mais provável é que a gente vá passar pelas más experiências de um pesadelo.

Como vocês puderam observar a resposta para porque temos pesadelos é devido ao fato de existirem inúmeros fatores que interferem nos nossos sonhos, como doenças, estresse emocional, físico, etc. Isso não significa que vá acontecer alguma coisa ruim na sua vida! Os pesadelos são apenas respostas do nosso estado físico e psicológico, não precisa ter medo.

Segundo profissionais da área é normal termos pesadelos de vez em quando. Porém, se você tem esses sonhos indesejáveis frequentemente, o melhor a fazer é procurar um especialista para que o mesmo possa detectar, caso haja, a causa desse problema.

Categorias: Saúde