Prevenir o Desenvolvimento de Problemas Nas Articulações

Prevenir o Desenvolvimento de Problemas Nas Articulações

imagesAs dores nas articulações levam a uma diminuição da mobilidade e perda de qualidade de vida. Muitas pessoas desenvolvem dores nas articulações dos joelhos, quadris, ombros ou cotovelos. Mas a boa notícia é que existem formas de evitar estes problemas bastando realizar alguns exercícios bastante fáceis e rápidos de realizar. Estes exercícios são tão práticos que não tem de alterar o seu quotidiano para os realizar.

1 – Articulações dos joelhos
Com o envelhecimento as pessoas tendem a realizar menos exercício o que provoca acumulação de líquido sinovial. Este líquido ajuda a lubrificar o joelho e a torna-lo flexível, mas quando está presente em demasiada quantidade pode tornar o joelho rijo e inchado, levando a episódios de dor.
Para evitar este problema o melhor é fortalecer os músculos das pernas para conseguir tirar mais pressão dos joelhos. Um exercício simples é manter-se apenas sobre a perna direita enquanto escova os dentes, durante 1 minuto. Depois trocar e ficar mais um minuto apenas sobre a perna esquerda. Ou seja, o conselho é mexer-se mais e exercitar as pernas. Faça caminhadas de 20 minutos todos os dias. O exercício ajuda a diminuir os sintomas de rigidez e dor.

dor-quadril2 – Dor no quadril
Esta dor ocorre muitas vezes devido ao facto de se estar muito tempo sentado associado à falta de exercício e fracos músculos que suportam o quadril. Muitas vezes as pessoas que sofrem deste problema acabam por ter de substituir a anca através de cirurgias médicas que podem trazer muitas complicações futuras.
Realizar movimentos com as pernas estando de pé junto ao fogão ou na paragem do autocarro podem impedir o aparecimento deste problema. Fique sobre uma perna e balance a outra para a frente e para trás, repetindo 10 vezes. Ainda com a mesma perna, realize movimentos de um lado para o outro do corpo. Troque de perna e repita todo o exercício. A perna deve ficar sempre direita. O ioga também ajuda a evitar problemas na articulação do quadril.

3 – Articulações do ombro
Estar em frente ao computador durante longos períodos de tempo pode levar ao aparecimento de dores na zona dos ombros. Os músculos tornam-se mais tensos pelo que os ombros podem adquirir maior rigidez e menor flexibilidade.
Articulaçoes-500x325Para evitar este problema experimente sempre que passar em uma porta esticar-se e tocar a parte de cima da porta. Mantenha a posição e dê pequenos passos para o interior da sala. Para o exercício resultar é aconselhado manter a posição durante 10 a 30 segundos. Repita o exercício algumas vezes ao dia (cerca de 3 a 4 vezes) para os ombros continuarem com boa mobilidade.

4 – Dor no cotovelo
Usar demasiado os músculos dos dedos da mão ou do antebraço torna a articulação do cotovelo menos flexível. Os jogadores de ténis acabam por adquirir lesões no cotovelo. Pessoas que façam movimentos repetitivos também podem sofrer com estas lesões, como por exemplo pessoas que usem o rato do computador durante muitas horas diárias ou que realizem muitas cargas e descargas.
Se passa muitas horas ao computador opte por ir alternando a posição dos braços. Mantenha os pulsos apoiados enquanto tecla no seu teclado para evitar pressões excessivas nos músculos. Tenha atenção com os movimentos que faz durante o dia.

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