Quais as melhores fontes de potássio?

Quais as melhores fontes de potássio?

O corpo humano precisa de potássio (ao menos 4,7 mg por dia) para uma série de processos, incluindo a contração muscular, a troca de fluidos e a secreção e absorção de hormônios e outras substância pela célula.

Por ser fundamental para o bom funcionamento dos músculos, o potássio encontrado na banana é muito valorizado, daí muitos atletas gostarem de comer a fruta antes e depois dos treinos.

Mas muitos outros alimentos são ricos nesse nutriente. Conheça abaixo as melhores fontes de potássio, para que sua dieta fique ainda mais rica:

— Abacate: apesar de ser mais conhecido por conter gorduras saudáveis, o abacate tem mais do dobro do teor de potássio, em comparação com a banana. Prepare vitaminas com a fruta, molhos salgados, como o guacamole, ou coma-o puro em saladas e sanduíches.

— Vegetais verde-folhosos: as folhas verdes (espinafre, couve, acelga, agrião, rúcula) são um reservatório de nutrientes e minerais, com quase nenhuma caloria. Consuma-as sem medo, diariamente.

— Beterraba: a raiz tem bastante potássio, mas as folhas deste vegetal batem recorde: uma xícara de folhas cozidas tem mais de 1.300 mg de potássio.

— Batata: tanto a batata-doce quanto a batata inglesa são ricas em potássio, mesmo após o cozimento.

— Abóbora: a abóbora ou jerimum fica excelente em sopas e cremes. Além de ter potássio, é rica em betacaroteno, substância que protege o coração e é responsável por sua cor alaranjada.

— Tomate: o molho de tomate que compramos no supermercado é prático e rico em potássio – uma xícara pode ter mais de 800 mg de potássio.

— Feijão branco: apesar de todos os feijões serem ricos em potássio e excelentes fontes de proteína, o feijão branco se destaca com a maior quantidade por porção. Consuma-o puro, cozido, em ensopados, sopas, cremes e saladas.

— Suco de cenoura: o suco verde que você toma todos os dias tem a vantagem e purificar o organismo e suprir o corpo com nutrientes importantes. Inclua cenoura para ter ainda mais benefícios. Rica em potássio, além de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.

— Mamão e melão cantaloupe: doces e suculentos, o mamão e o melão são fruta sque muita gente adora e que combinam com o café da manhã. Ricos em potássio, podem ser combinados à banana em vitaminas ou saladas de frutas, para aumentar a dose de energia saudável do corpo. O mamão também é excelente para regular o intestino e o melão ajuda a hidratar o corpo, além de ser muito bom para a saúde do aparelho reprodutor feminino.

— Salmão e mariscos: os frutos do mar são ricas fontes de potássio e de ômega 3. Mas compre apenas peixes e frutos do mar de fontes confiáveis. O salmão de cativeiro é menos recomendado que o capturado na natureza, mais saudável.

O que acontece quando o corpo está com carência de potássio?

O potássio é fundamental para o equilíbrio de fluidos das células. Junto com o sódio e o cálcio, é necessário para o transporte de moléculas entre as membranas celulares e para a contração muscular, assim como para regular as trocas hídricas da célula.

Sem potássio suficiente, a pressão sanguínea fica desregulada, sentimos cansaço e maior probabilidade de sofrer de doenças cardiovasculares. A pressão alta está muito relacionada à carência de potássio. Ela pode levar a enfartos e derrames cerebrais (AVCs), dois problemas graves de saúde que geralmente deixam seqüelas e podem até levar à morte.

Pode-se evitar esses problemas apenas adotando uma dieta saudável com os alimentos que sugerimos acima. Com uma dieta equilibrada e variada é possível evitar muitas carências alimentares, incluindo a do potássio.

Categorias: Alimentação