Quais as vantagens de usar cosméticos orgânicos?

Quais as vantagens de usar cosméticos orgânicos?

A pele absorve todas as substâncias que colocamos sobre ela, e muitas chegam à corrente sanguínea.

Os cosméticos tradicionais geralmente contêm substâncias química nocivas, muitas vezes, derivadas do petróleo, que podem ser prejudiciais se forem se acumulando no organismo.

Como usamos xampus, condicionadores, sabonetes, perfumes, hidratantes e outros produtos de higiene pessoal constantemente, várias vezes ao dia, é essencial que eles contenham apenas substâncias benignas, pois, com a freqüência de uso, as substâncias tóxicas podem se acumular em nossas células.

O que faz com que um cosmético seja orgânico?

Os cosméticos orgânicos são quase sempre produzidos por empresas de pequeno ou médio porte, por causa das características do processo de produção.

Para ser orgânico, o produto precisa ter ingredientes cultivados naturalmente, sem pesticidas ou agrotóxicos químicos, assim como os alimentos que consumimos e que têm o selo de orgânico.

Cosméticos orgânicos também não podem ter ingredientes derivados do petróleo, como o silicone, que faz parte da composição de quase todo xampu comum. O campo de plantio da matéria-prima precisa estar livre de adubos e agrotóxicos há pelo menos 15 anos, e a fábrica também precisa ser higienizada com produtos naturais.

Se você procura por cosméticos orgânicos no Brasil, examine as embalagens para encontrar o selo da Ecocert ou do Instituto Biodinâmico (IBD), que regulamentam a produção na Europa e em outros lugares do mundo.

Principais benefícios dos cosméticos orgânicos

Assim como quando consumimos alimentos orgânicos, frutas, verduras e laticínios produzidos sem o uso de fertilizantes, agrotóxicos, hormônios e produtos químicos, ao usar um cosmético orgânico podemos ter a tranquilidade de saber que não fará mal algum à saúde.

Confira outros benefícios:

— possuem óleos essenciais, que são absorvidos pela pele e hidratam profundamente;
— possuem substâncias ativas vindas de plantas e extratos naturais, que nutrem as células do corpo;
— não oferecem riscos em termos de toxicidade;
— são produzidos de maneira a respeitar o meio ambiente;
— o processo de produção lança menos resíduos na natureza.

Além disso, os produtos orgânicos muitas vezes são produzidos em parceria com as comunidades que cultivam ou extraem da natureza os ingredientes usados nos produtos. Assim, ao comprar um cosmético orgânico, você estará contribuindo para o bem-estar de diversas famílias.

Marcas de cosméticos orgânicos

Ikove – Possui produtos orgânicos certificados e numa faixa de preço acessível (até R$70).

Lush – A marca londrina é uma das mais lembradas quando o assunto são cosméticos naturais. Seus produtos não são testados em animais, como todo orgânico, e têm um processo de produção artesanal.

The Body Shop – Também londrina, a Body Shop tem uma linha de produtos orgânicos, produzidos em parceria com comunidades de produtores, de acordo com as normas do comércio justo.

Natura – A brasileira Natura também tem a linha Ekos, com manteigas e óleos essenciais orgânicos.

Weleda – Com mais de 90 anos, a Weleda é referência na área de produtos naturais, produzidos em sintonia com a natureza.

Sal da Terra — Também brasileira, não utiliza produtos químicos em seus cosméticos, apenas ingredientes naturais.

Sachi – Mais uma marca de cosméticos orgânicos e artesanais feita com cuidado e ingredientes que só fazem bem.

Cosméticos orgânicos são mais caros?

Muitas pessoas não se animam a comprar cosméticos orgânicos, pois temem que não poderão pagar pelos produtos.

Mas a diferença de preço entre um produto orgânico e outro comum não é tão grande, e você estará investindo na sua saúde e bem-estar, o que se traduz em muito mais que economia a longo prazo.

Será que vale a pena economizar no preço do xampu, sabendo que seu corpo poderá absorver substâncias nocivas? Faça o teste e passe a utilizar algumas marcas orgânicas para saber se pode arcar com seus custos no orçamento doméstico. Seu corpo e sua saúde com certeza vão agradecer.

Categorias: Beleza