Quais os malefícios dos salgadinhos prontos?

Quais os malefícios dos salgadinhos prontos?

Os salgadinhos à venda no mercado são saborosos e conhecidos por “viciar”, ou seja, depois de comer um você sempre vai querer mais – muitas vezes, até acabar o pacote inteiro.

As crianças são mais vulneráveis ao apelo desses alimentos, que, apesar de não conterem substâncias tão tóxicas, têm alto teor de sódio e gordura, e praticamente nenhum valor nutritivo.

Se combinado a refrigerantes, então, o resultado é uma bomba calórica de açúcar, gordura e sódio que, a longo prazo, só pode fazer mal.

salgadinhoAs pessoas que consomem salgadinhos prontos frequentemente têm mais tendência a apresentar obesidade e doenças relacionadas, como pressão alta, colesterol alto e diabetes, entre outros transtornos. O excesso de sódio também pode influenciar no caso de problemas nos rins, como o cálculo renal.

O sódio também é o grande responsável pela pressão alta, mas não só ele. O acúmulo de gordura nas artérias e o aumento nos níveis do colesterol “ruim” também influem nisso.

Como são fabricados os salgadinhos?

doritosCertamente, você já sentiu curiosidade para saber como são feitos os salgadinhos. Provavelmente, para acalmar a preocupação – justificada – de algumas mães, uma marca conhecida de salgadinhos incluiu um pequeno resumo sobre o processo de fabricação nas suas embalagens.

A fabricação vai depender do tipo de salgado. Os de milho geralmente são feitos com farinha de milho ou com o grão de milho natural, só que cozido por várias horas e destituído do amido e de outros nutrientes.

Os salgadinhos podem ser ser feitos apenas de milho assado a altas temperaturas e então fritos em óleo para ficar mais crocantes, ou são uma mistura de milho, óleo e sal. Ambos os tipos passam por uma máquina em que recebem os flavorizantes, que dão seu sabor característico, de bacon, presunto, queijo, pizza ou requeijão, por exemplo.

fabricacaoOs aromatizadores, corantes e flavorizantes em pó ou spray são relacionados ao surgimento de alguns tipos de cânceres em ratos, mas ainda faltam pesquisas conclusivas em humanos.

Há ainda os salgadinhos de trigo, feitos de uma massa de água e trigo, fritos em óleo e também saborizados. E os salgadinhos tipo batata frita, também fritos em óleo, ricos em gordura e sódio.

Alternativas aos salgadinhos de pacote

  • Pipoca: prepare a sua pipoca em casa, comprando grãos orgânicos e usando um pouco de óleo vegetal. Evite as pipocas de micro-ondas. Tempere com pouco sal e orégano.
  • Salgadinhos caseiros de queijo e trigo integral: prepare seu próprio snack com uma parte de trigo integral, azeite e ervas. Pode acrescentar também seu queijo predileto. O agrião também é um vegetal nutritivo e de sabor suave, que fica bem em pães e salgadinhos assados no forno.
  • Batatas assadas no forno: uma alternativa calórica, mas muito mais saudável que os salgadinhos de pacote. Lave bem as batatas com casca, usando uma escova própria para vegetais e detergente de pratos. Corte-as em lâminas, palitos ou cunha, regue com um fio de azeite, ervas, como o orégano, e um pouco de sal. Ponha para assar em forno quente e retire quando estiverem macias por dentro e um pouco crocantes por fora.
  • Torradas: O pão vencido pode ser cortado em fatias bem finas e temperado com manteiga de alho, ervas, alecrim, orégano ou tomilho. Leve ao forno quente e retire quando estiverem douradas e crocantes. Contêm menos sódio e são mais saudáveis que os salgadinhos, apesar de engordarem, como todo pão. Você pode substituir a manteiga pelo azeite e o pão branco pelo integral, para um toque mais saudável.
  • Castanhas e amêndoas: ricas em gorduras saudáveis, são caras e calóricas, mas uma alternativa de snack que também nutre o corpo. Mas escolha castanhas de uma marca orgânica.
Categorias: Alimentação