Quais os melhores alimentos termogênicos?

Quais os melhores alimentos termogênicos?

Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, fazendo o corpo gastar mais calorias e perder peso rápido. Também dão mais vitalidade e energia e facilitam a desintoxicação do organismo.

Com tantas vantagens, é bom saber quais são esses alimentos, verdadeiros aliados para quem quer emagrecer com saúde. Neste artigo, falaremos um pouco sobre a ação dos termogênicos, como consumi-los e quais os melhores disponíveis para você.

10 melhores alimentos termogênicos

1. Gengibrechá de gengibre
Saboroso, o gengibre dá um toque oriental e exótico a qualquer receita e contribui para fortalecer o sistema imunológico. Também pode aumentar o gasto calórico em até 10%, sendo um dos melhores energéticos naturais que existem. Basta um pequeno pedaço no seu suco verde diário matinal para sentir os benefícios.

A raiz de gengibre pode ser consumido também sob a forma de chás, para marinar carnes ou ralado em fatias finas, como acompanhamento. O gengibre é ainda anti-inflamatório e purificador do fígado.

2. Canela
O chá de canela ajuda a emagrecer e é delicioso. Também contribui no tratamento de várias doenças do sistema reprodutor feminino, facilitando a eliminação do sangue da menstruação, pois possui cumarina, uma substância anti-coagulante. Só não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar. A canela verdadeira é difícil de encontrar, e é também mais cara.

A canela-da-china é uma outra espécie vegetal, conhecida popularmente como “cássia”, que não oferece os mesmos benefícios nutricionais da canela-do-ceilão, a verdadeira canela. A canela-do-ceilão mostrou-se muito útil para regular o nível de açúcar no sangue, contribuindo também para a saúde dos diabéticos e de pessoas que tentam controlar a glicose sanguínea.

3. Pimenta-caiena
Com seu alto teor de capsaicina, substância que acelera a quebra de gordura e também age como analgésico e anti-inflamatório, a pimenta-caiena acelera a queima de calorias em até 20%, desde que a pessoa consuma ao menos uma colher de chá diária da condimento. Por ser muito estimulante, não é recomendado consumi-la à noite, para evitar a insônia.


cha_de_hibisco_termogenico4. Chá de hibisco

O chá de hibisco também ajuda a regular os níveis de glicose do sangue, a controlar o colesterol e a evitar o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração e o sistema cardiovascular.

Como todos os alimentos desta lista, também possui antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. O chá de hibisco é feito com outra espécie de planta, diferente das flores de hibisco muito encontradas em jardins brasileiros, também conhecidas como papoula.

5. Chá verde
O chá verde também é estimulante, purificador e rico em antioxidantes. Consuma ao menos três xícaras de chá verde por dia para sentir os resultados.

6. Cavalinha
Apesar de não ser tão valorizada no Brasil, a cavalinha é uma das melhores ervas medicinais que existem. Combate inflamações do corpo, ajuda a eliminar o excesso de líquidos e a queimar gordura. Pode ser usada em conjunto com outras ervas, como o hortelã, ou com o gengibre, para criar um poderoso programa emagrecedor utilizando termogênicos.

7. Alho
O alho é estimulante do sistema imunológico e anti-bactericida, e também contribui para a perda de peso, diminuindo o apetite e ajudando na digestão das gorduras. Pessoas com maior sensibilidade digestiva não devem consumi-lo com frequência. Mas quem gosta desse condimento de sabor e aroma intensos deve preferir consumi-lo cru, amassado ou como ingrediente de sucos.

8. Curry
Também conhecido como caril, este tempero indiano típico tem um sabor característico e a capacidade de aumentar o metabolismo. Na verdade, o curry é um tempero formado por uma grande variedade de ervas, como o cominho, a pimenta-caiena, noz-moscada, cardamomo, cúrcuma, entre várias outras.

Digestivo, contribui para a queima de calorias e para a quebra das moléculas de gordura. Outra vantagem é que existem muitas receitas deliciosas à base de curry, com destaque para as que levam frango e frutos do mar.

hortela9. Hortelã
O chá de hortelã é refrescante, revitalizador e ainda constitui um forte aliado para a perda de peso com saúde. Consuma essa folhinha também em sucos ou xaropes, ou sobre iogurtes e cremes.

Picada, a folha de hortelã pode ser misturada ao iogurte natural desnatado e servir como molho saudável e pouco calórico de saladas.

10. Água de coco
A saborosa água de coco, quem diria, também é termogênica e contribui para o emagrecimento, promovendo a sensação de saciedade e evitando que a pessoa coma demais. Rica em nutrientes e eletrólitos, é perfeita para quem pratica muitas atividades físicas ou se sente esgotado. Misture aos sucos verdes ou beba pura, de preferência, gelada, para aumentar o gasto calórico.

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