Qual A Razão De Tanto Suor?

Qual A Razão De Tanto Suor?

shutterstock_219672052-1024x683O suor é algo bastante normal no corpo humano no entanto algumas pessoas parecem produzir um montante bastante elevado de suor, em especial nos dias quentes do ano.
Então o que nos faz suar? E o que se pode fazer para diminuir a quantidade de suor produzido.

Tipos de suor
O suor não é criado todo da mesma forma, e todas as pessoas transpiram de forma diferente. Para se compreender melhor é necessário perceber que existem três tipos de transpiração, sendo que existem pessoas que podem ter problemas com os três tipos enquanto outras pessoas sofrem apenas de um ou dois.
O tipo mais comum de suor é o suor inodoro que se produz durante um treino ou quando se fica demasiado tempo ao sol. É um suor que ajuda a arrefecer a pele e mantem a temperatura interna do corpo. É facilmente notado na testa e na coluna vertebral.

O outro tipo é a transpiração que se produz na palma das mãos e nos pés. Este tipo de transpiração surge como uma resposta natural do corpo à perceção de uma ameaça.

Por último, existe a transpiração que é emitida a partir das axilas e região genital. Este é o tipo responsável pelo chamado odor corporal. O cheiro deve-se ao facto de existirem bactérias nestas zonas.

Transpirar não significa estar em baixo de forma
O corpo começa a transpirar quando começa a aquecer no exterior, por exemplo devido à temperatura do sol, ou no interior, devido ao esforço muscular. Então ao se fazer um esforço maior do que aquele a que está habituado é mais provável que o corpo reaja a este estímulo através da transpiração. Sendo assim se uma pessoa está mais habituada a fazer esforço irá suar menos do que uma pessoa que não esteja habituada.

Contudo a transpiração em abundância pode significar uma melhor resposta do corpo ao aumento da temperatura. Por exemplo, os jogadores de basquetebol transpiram muito e não significa que não estão em forma. O seu corpo é que adquiriu uma capacidade de produzir suar antes de atingir uma temperatura muito elevada, pelo que transpiração ocorre mais cedo pelo que o corpo permanece com menor temperatura mesmo existindo um esforço físico.

O que fazer para reduzir a transpiração
Apesar de se poder usar algumas roupas de treino que permitem combater o suor e evitar aquelas marcas desagradáveis na roupa, não existe muito mais que se possa fazer para diminuir a quantidade de transpiração libertada. E colocar anti-transpirante em alguns locais do corpo pode também não ser solução uma vez que as glândulas sudoríparas dos locais onde foi colocado o anti-transpirante ficam bloqueadas, mas outras glândulas do corpo compensam este bloqueio produzindo ainda mais suor.suor-nopatio

Pessoas que realmente tenham problemas de transpiração excessiva, uma condição conhecida por hiperidrose, podem pedir a um médico u dermatologista que prescreva uma solução de cloreto de alumínio. Esta solução ajuda a diminuir a transpiração e deve ser aplicada antes de dormir. As desvantagens deste tratamento é a ocorrência de efeitos adversos como irritação cutânea e ocular.

Concluindo
Se a transpiração é realmente um problema em sua vida procure falar com o seu médico ou um dermatologista sobre possíveis soluções. Caso contrário, pegue a sua garrafa de água e treine sem preocupação. Não se preocupe com a transpiração e tente ficar grato por o seu corpo estar a trabalhar corretamente.

Categorias: Fitness, Saúde