Quem se exercita pela manhã já sai na frente. Veja por quê

Quem se exercita pela manhã já sai na frente. Veja por quê

As pessoas que gostam de acordar cedo, sair da cama, tomar café e vestir-se já pela primeira vez no dia com suas roupas de treinar, garantem pontos de vantagem sobre quem só gosta de treinar no final do dia, à noite… ou hora nenhuma.

Isso porque treinar nas primeiras horas da manhã ajuda o organismo de várias maneiras. Neste artigo, falaremos um pouco sobre por que você também deveria começar seu treino assim que acordar.

treinar_de_manha_corrida1. Garante mais disposição ao longo do dia
Exercitar-se pela manhã, antes de ir para o trabalho ou enfrentar as tarefas diárias, é essencial para elevar a temperatura corporal, acelerar o metabolismo, estimular a circulação sanguínea e ativar o sistema nervoso, deixando o corpo alerta, pronto para qualquer desafio.

2. Melhora o humor
Os exercícios físicos são conhecidos por elevarem os níveis dos chamados “hormônios do bem-estar”, como a endorfina e a serotonina. Quando o corpo recebe uma boa dose desses “hormônios da felicidade” no início da manhã, a pessoa consegue passar o dia num estado de ânimo positivo, com energias boas, que só atrairão coisas boas também.

A lei da atração, que diz que “semelhante atrai semelhante”, é bastante citada por terapeutas, psicólogos e autores de auto-ajuda. Experimente fazer exercícios físicos pela manhã e mantenha a depressão, ansiedade e o mau-humor bem longe.

3. Ajuda a emagrecer sem sacrifícios
Sim, ao praticar de manhã, você consome calorias quando a taxa metabólica está alta, pois o corpo está estimulado pela luz do sol. À noite, quando o corpo se prepara para dormir, o gasto calórico é menos intenso. Você também terá que consumir alimentos mais leves no café da manhã e não sentirá tanta fome até o almoço.

treinar_de_manha_ioga4. Ajuda a dormir melhor e regula o sono
Pessoas que se exercitam no final da tarde ou à noite tendem a sofrer com a insônia. Não é por menos: ao se exercitar, o corpo fica super estimulado e cheio de energia. Será preciso esperar várias horas até que a circulação sanguínea diminua ao ponto de permitir à pessoa conciliar o sono.

Ao se exercitar pela manhã, você não só evita o problema como também garante que gastou bastante energia durante o dia, preparando o corpo para o descanso restaurador à noite. Especialistas afirmam que se exercitar nas primeiras horas do dia também ajuda a regular os horários do sono, contribuindo para a saúde em geral e diminuindo o estresse.

5. Promove o foco e a disciplina
Acordar com o raiar do sol, deixar a cama quentinha e enfrentar o frio das primeiras horas matinais, quando o corpo ainda precisa de aquecimento, é um desafio que poucas pessoas conseguem. Afinal, o sono das primeiras horas da manhã “é o melhor sono”, e fica difícil deixar as cobertas e o travesseiro para começar o treino.

Mas se você tiver paciência, foco e determinação, conseguirá desenvolver a disciplina necessária para treinar de manhã, três dias na semana ou até todos os dias. Comece devagar e vá aumentando a freqüência e duração do treino aos poucos.

Com o tempo, os resultados que você conseguir – mais disposição, melhor humor, menos estresse, mais saúde – serão seus principais motivadores. Também vão estimular você a confiar mais em si e a buscar resultados em outras áreas da vida.

6. Libera tempo ao longo do dia
Muitas vezes, as primeiras horas da manhã são “desperdiçadas” dormindo ou de outras formas, e você precisa usar várias horas da tarde ou da noite para cumprir seu programa de treinos. Mas ao se exercitar pela manhã, você economiza esse tempo, que pode ser dedicado a coisas muito mais proveitosas, como sair com os amigos ou com a pessoa amada.

treinar_de_manha_vitaminaD7. Garante um bom aporte de vitamina D
A vitamina D é essencial para a saúde dos ossos e para a regulação do cálcio, um mineral que participa de diversos processos do organismo. Para que o corpo possa absorver a vitamina D, a pele precisa absorver a luz solar.

O ideal é absorver a luz solar até as 10h da manhã, quando o calor ainda é brando e quando não há risco de queimar a pele. Bastam 15 minutos de exposição ao sol para obter sua dose de vitamina, contribuindo para sua saúde como um todo.

Categorias: Fitness