Razões para não beber energético

Razões para não beber energético

Muitas pessoas levam uma rotina estressante e muito caótica e acabam recorrendo às bebidas energéticas para aumentar a produção diária. Afinal todo mundo queria que o dia tivesse mais algumas horinhas.

Além dessa situação os energéticos são também muito consumidos em festas e baladas juntamente com outras bebidas alcoólicas.

A verdade é que nem todas as pessoas que consomem essas bebidas estão cientes de todos os riscos que elas estão sujeitas. Pensando nisso, nós decidimos trazer hoje para você um artigo com 10 principais razões para não beber energético.

Então se você também é fã destas bebidas fique por aí e conheça todos os malefícios do energético.

Efeitos:

1 – Insônia

Quando você opta pelo energético para ficar a noite toda acordado fazendo aquele trabalho urgente você está acarretando um grande problema na hora que você quiser, de fato, dormir. A tendência com o consumo dessas bebidas é a insônia. Você pode até conseguir terminar aquele trabalho mas quando quiser dormir e descansar o seu corpo não vai deixar.

2 – Efeitos colaterais

Os energéticos trazem com eles vários efeitos colaterais. Entre eles estão: os tremores, a agitação, o desconforto no estômago, as dores no peito, as tonturas, a insônia e até mesmo alguns problemas cardíacos.

3 – Açúcar

Se você reparar no rótulo dos energéticos existe uma grande quantidade de açúcar na sua composição. E, como todos nós sabemos, o açúcar é um grande vilão que traz com ele o excesso de peso, a fragilização do sistema imunológico, o aparecimento de cáries e até mesmo a alteração no aspecto da pele, dos cabelos e unhas.

4 – Estresse e ansiedade

Todos os energéticos possuem na sua composição a cafeína que é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, o aumento do estresse crônico, do nervosismo e até da ansiedade.

5 – Alterações de humor

Estudos comprovam que as pessoas que ingerem bebidas energéticas regularmente tendem a apresentar níveis mais baixos de serotonina – um hormônio que nos dá a sensação de bem estar. Na falta desse hormônio as pessoas começam a se sentir ansiosas, com mau humor e até com depressão.

6 – Sobrecarga dos órgãos internos

O energético estimula o nosso corpo de tal forma que os nossos órgãos começam a trabalhar como se estivéssemos em uma situação de perigo. Assim, o nosso cérebro, coração, fígado e todos os outros órgãos ficam “exaustos” à toa.

7 – Alergia

Existem pessoas alérgicas a alguns componentes dos energéticos. Assim, essas pessoas podem ter reações alérgicas como por exemplo vermelhidão na pele, inchaço da boca, vômito, etc.

8 – Corantes e sabores artificiais

A quantidade de corantes e sabores artificiais presentes nos energéticos é assustadora. Esses produtos normalmente são responsáveis pelas enxaquecas, tonturas, hiperatividade, nervosismo, etc.

9 – Adoçantes artificiais

Muita gente acha que só o açúcar é que faz mal, os adoçantes estão livres. Nada disso! Muitas das vezes esses adoçantes artificiais são bem piores que o açúcar.

10 – Custo

Convenhamos que o energético não é uma bebida muito barata. Uma pessoa que a consome regularmente gasta em torno de R$ 800 por ano. Então ao invés de gastar com essas bebidas invista o dinheiro em outra coisa e beba água, muita água.

Como vocês viram os malefícios das bebidas energéticas são muitos, existem inúmeras razões para não beber energético, aposte em uma vida saudável e não coloque o seu organismo em risco.

Ah, e sabe aquele seu amigo que adora consumir essa bebida? Mostra para ele essas razões para não beber energético, tenho certeza que ele vai mudar de ideia!

Categorias: Alimentação, Saúde