Remédios caseiros para cuidar do couro cabeludo

Remédios caseiros para cuidar do couro cabeludo

Nossos cabelos são sempre alvo das campanhas da indústria cosmética, que promovem xampus, condicionadores, máscaras nutritivas, ampolas de vitaminas e outro sem número de produtos para aumentar a beleza das nossas madeixas.

Mas, muitas vezes, esquecemos de cuidar do nosso couro cabeludo, que é onde podemos cuidar da beleza e saúde de nossos cabelos, literalmente, “pela raiz”.

couro_cabeludo_principalAo cuidar do couro cabeludo, você evitará problemas como queda de cabelos, o enfraquecimento dos fios, falta de brilho e de densidade capilar, caspa, micoses, irritações e até a presença de parasitos.

Neste artigo, falaremos sobre alguns problemas comuns que atingem esta parte do corpo, assim como dicas e remédios caseiros para cuidar bem dele.

Confira!

Coceira no couro cabeludo

Ao contrário do que se pensa, a coceira no couro cabeludo não é normal. Ela pode ser causada pela falta de higiene, excesso de suor e oleosidade, caspa ou parasitos, como o piolho.

A coceira também pode ter como causa fungos, dermatites, alergias e outros problemas, por isso, é fundamental consultar um dermatologista se o problema persistir.

Para evitar problemas por falta de higiene, siga essas dicas simples:

  • Lave o couro cabeludo com o mesmo cuidado com que lava os seus cabelos. Massageie bem com a ponta dos dedos e use apenas uma pequena quantidade de um xampu de boa qualidade. Se precisar, aplique o condicionador apenas nas pontas dos fios, para evitar que o excesso fique grudado no couro cabeludo.
    Enxágue bem para retirar qualquer resíduo dos produtos.
  • Não durma com o cabelo molhado. Isso pode levar à proliferação de fungos no couro cabeludo. Também não abafe os fios úmidos, evite prender os cabelos ou usar bonés, chapéus ou qualquer outra cobertura com os fios molhados. O calor e a umidade são ideais para a proliferação de micro-organismos.

Perda de cabelos

A perda de cabelos pode ser causada por vários fatores. Entre eles, destacamos:

  • Psoríase: essa doença é genética e muitos especialistas afirmam que pode ser desencadeada por situações de estresse, agudo ou crônico. A pele torna-se mais grossa e, quando afeta o couro cabeludo, pode causar a queda dos fios. O tratamento é feito com medicação receitada pelo médico.couro_cabeludo_homem
  • Alopécia: Doença auto-imune em que o sistema imunológico do corpo reconhece os bulbos capilares como inimigos, levando à queda não só dos cabelos, mas de cílios, sobrancelhas e todos os pelos do corpo. Ainda não existe tratamento, e as causas podem ser genéticas.
  • Caspa: também conhecida como dermatite seborréica, a caspa é causada por um excesso de oleosidade no couro cabeludo, que causa irritação, inflamação e o enfraquecimento e perda dos fios, além de coceira intensa e a formação de um tipo de pó branco e fino, de aspecto desagradável.
  • Fungos e bactérias: o mais comum é a presença de fungos no couro cabeludo, que pode levar à queda. O tratamento é relativamente simples e bastante eficaz, envolvendo medicamentos tópicos e orais.

Remédios naturais para cuidar bem do couro cabeludo:

  • Aloe vera: Também conhecida como babosa, é excelente para nutrir e dar brilho aos fios e limpar profundamente o couro cabeludo. Aplique o gel da planta sobre o couro cabeludo após a lavagem, massageando com a ponta dos dedos. Deixe agir por 10 minutos e enxágue.
  • Vinagre de maçã: eficaz para dar brilho aos fios, o vinagre de maçã também regula o pH do couro cabeludo, combatendo bactérias, fungos, parasitas e outros micro-organismos. Misture um pouco de vinagre de maçã com água e use como enxágue para os cabelos e couro cabeludo.vinagre-maca
  • Água de alecrim: prepare um chá forte de alecrim e misture com água para enxaguar o couro cabeludo. Ele estimula a circulação e nutre os fios.
  • Abacate e mel para nutrição: Se você acha que o seu cabelo está opaco, sem brilho, pode ser que faltem nutrientes. Amasse meio abacate maduro e misture com uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de óleo de coco prensado a frio. Aplique no couro cabeludo. Não use o óleo de coco se você já tem o cabelo oleoso.
  • Água fria: A água fria é uma aliada para a saúde dos cabelos. Enquanto que a água quente demais faz mal, estimulando a oleosidade e até levando ao surgimento de caspa, a água fria acalma a pele sensível do couro cabeludo e dá mas brilho aos cabelos, evitando que se ressequem. Mesmo que você precise tomar um banho quente, procure ao menos finalizar o enxágue com uma ducha de água fria.
Categorias: Beleza