Remédios caseiros para curar a ressaca

Remédios caseiros para curar a ressaca

As festas de final de ano se aproximam e muitas pessoas já se preparam para passar a noite inteira ao som de muita música, curtindo a animação e bebendo alguns drinques a mais.

Não ressaca_dor_de_cabecahá nada de mal em beber muito de vez em quando, mas o fato é que não existe como escapar da desagradável ressaca no dia seguinte. Os sintomas geralmente são dor de cabeça, fadiga, secura na boca, hipersensibilidade a sons e ruídos e um mal-estar generalizado que faz muitas gente passar o dia na cama para se recuperar de uma noitada.

A boa notícia é que existem remédios naturais para curar a ressaca, e formas de diminuir os efeitos nocivos do álcool sobre o nosso corpo. Confira neste artigo!

1. Beber suco de pera

pera_coreana

Sim, beber cerca de 250 ml (pouco mais de um copo americano) de suco puro de pera, sobretudo a pera-coreana, pode diminuir muito a ressaca no dia seguinte a uma festa regada a muitos drinques.

Isso porque a pera possui um composto que interfere na absorção do álcool pelo organismo, o que resulta em efeitos adversos mais brandos.

A pera pode também ser usada em conjunto com outras frutas doces, como a maçã e o mamão, para preparar vitaminas antes e depois da bebedeira.

As frutas vão reidratar o organismo, repor vitaminas e minerais essenciais à saúde que foram eliminadas pela urina e pelo suor com o consumo excessivo de álcool e também proporcionar a frutose, que diminui absorção de álcool pelo fígado. Mas os efeitos da pera apenas só funcionam se você beber o suco antes da farra, ou seja, antes de consumir álcool.

2. Suco de repolho

Esta receita tem milhares de anos: os antigos romanos já conheciam as propriedades do repolho para acalmar as ressacas do vinho. Hoje em dia, usa-se o suco de repolho para se recuperar de “porres” de qualquer bebida, destilada ou fermentada.

O repolho contém boas doses de glutamina, que protege o fígado, um dos órgãos mais afetados pelo consumo excessivo do álcool. Para preparar o suco de repolho, basta colocar no liquidificador um copo de água pura e três folhas de repolho bem limpas.

Bata tudo e coe. O sabor não é nada bom, portanto, se você quiser deixá-lo um pouco mais agradável, pode incluir folhas de hortelã e um pouco de mel.

3. Xarope detox de alecrim

Você já deve ter ouvido falar que alimentos amargos fazem bem para o fígado. Pois é, eles agem como desintoxicante desse órgão, ajudando o corpo a se livrar dos efeitos nocivos do excesso de álcool.

Este xarope também é uma receita e comprovadamente eficaz para diminuir o mal-estar da ressaca. Também é um pouco mais difícil de fazer, mas leva poucos ingredientes, muito fáceis de encontrar.

Cura para ressaca com alecrim

Ingredientes
1 punhado de ramos de alecrim fresco e limpo
½ litro de água
1 limão
400 g de açúcar

— Ferva a água e ponha sobre os ramos de alecrim, numa garrafa grande de vidro. Tampe a garrafa e deixe descansar por dez minutos.
— Coe o chá de alecrim e ponha numa panela grande. Junte o suco do limão e o açúcar, mexendo até dissolver.
— Aumente o fogo e pare de mexer. A água vai evaporar e o caldo vai se tornar um xarope grosso, o que leva cerca de 10 minutos. Mexa de vez em quando no período, para não grudar.
— Tome duas colheres três vezes ao dia para curar a ressaca.

Água para reidratar

Quando ingerimos álcool, o corpo elimina muita água, deixando o corpo desidratado, o que causa os sintomas que conhecemos como ressaca – tontura, confusão, cansaço, dores o corpo e dor de cabeça, irritação.

ceia_natalAssim, beba muita água e/ou líquidos, como sucos e leite, antes e depois da festa. Assim, você estará devolvendo ao corpo a água de que ele tanto necessita. Basta lembrar que mais de 70% do corpo humano é composto de água.

Além disso, nunca beba álcool de estomago vazio. É importante sempre comer alguns petiscos ou refeições inteiras – de preferência, saudáveis – para desacelerar a absorção do álcool pelo organismo.

Tomar sucos de frutas também ajuda, por causa da frutose presente nesses alimentos, também ricos em nutrientes importantes, que são eliminados pela urina quando bebemos alguns coquetéis a mais.

 

Categorias: Saúde