Remédios para gastrite

Remédios para gastrite

Uma das doenças que mais incomodam e que muita gente possui é a famosa gastrite.

Para quem não sabe, a gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago e pode ser resultante da fraqueza nessa parte do corpo humano.

Existem vários fatores que podem potencializar o aparecimento desse distúrbio, entre eles estão o uso excessivo de analgésicos, a idade (quanto mais velho maior a chance de ter gastrite), o consumo exagerado de bebidas alcóolicas, o estresse, o uso de drogas e ainda o HIV (pessoas infectadas com o vírus da Aids têm maior chance de ter gastrite).

Os principais sintomas da gastrite são a indigestão, a azia e queimação, as náuseas, a perda de apetite e ainda as dores abdominais. Ou seja, a doença incomoda bastante.

Pensando nisso decidimos então trazer para vocês uma lista com alguns remédios para gastrite naturais que você pode preparar em casa mesmo para atenuar os sintomas e se livrar dessa incômoda doença.

Remédios

1 – Erva doce

erva doce

A erva doce possui na sua composição um aminoácido capaz de controlar a produção do ácido gástrico e vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do nosso sistema digestivo. Assim, a erva doce é ótima para eliminar o inchaço estomacal, as flatulências e ainda aliviar os sintomas da gastrite.

Para consumir basta mastigar algumas sementes logo depois das refeições ou então fazer um chá com as sementes.

2 – Água com limão

água com limão

Como o limão é ácido, ao ingerir o suco dessa fruta com um pouco de água morna o nosso estômago detecta rapidamente essa acidez e para de produzir os sucos gástricos que, normalmente, causam as dores e incômodos da gastrite.

3 – Linhaça

linhaça

A linhaça é muito utilizada para distúrbios e problemas gástricos, inclusive a gastrite.

A receita é bem simples, basta adicionar uma colher (sopa) de sementes de linhaça à um copo de água e deixar a mistura por cerca de 12 horas. Passado esse tempo basta coar a linhaça e beber o líquido.

4 – Alho

alho

O alho é uma rica fonte de enxofre que ajuda a formar no estômago uma substância super poderosa na proteção da mucosa estomacal. Ou seja, é excelente para proteger o estômago de todos os distúrbios, inclusive a gastrite.

Ele pode ser consumido naturalmente, junto a outros alimentos, ou, se você preferir, deixe dois a três dentes de alho repousar em água por cerca de 12 horas, retire o condimento e beba a água.

5 – Camomila

camomila

A camomila é excelente como analgésica, antibacteriana e até mesmo anti-inflamatória. Ela ajuda a aliviar os sintomas da gastrite e repara a mucosa do estômago e todos os possíveis danos causados pela produção excessiva de ácido estomacal. Além da gastrite, a camomila também é ótima para aliviar todas as dores e problemas estomacais.

6 – Açafrão

açafrão

O açafrão possui na sua composição uma substância com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Justamente por causa disso ele é tão indicado para os problemas no sistema digestivo, inclusive a gastrite.

Para consumir deve-se fazer uma infusão com o açafrão em pó, ou então deixar o condimento, in natura, repousar por cerca de 12 horas em um copo com água e, em seguida, consumir essa água.

Como vocês puderam ver existem vários remédios para gastrite caseiros, simples e naturais que você pode optar sempre que os incômodos causados pelos distúrbios no sistema digestivo baterem à sua porta.

Categorias: Saúde