Resoluções para o ano-novo: ter um corpo em forma

Resoluções para o ano-novo: ter um corpo em forma

O ano-novo traz consigo esperanças e novos projetos, além de algumas frustrações. É normal sentir uma certa tristeza ao perceber que mais um ano se passou e você não conseguiu realizar alguns dos seus sonhos.
Mas não se preocupe, pois o novo ano nos convida a sermos ainda mais determinados e a persistir até alcançar nossas metas com segurança e, por que não, nos divertirmos bastante no processo.

Neste artigo, falaremos sobre como ter metas realistas e um plano passo a passo para ter o corpo em forma até o final de 2016.

Boas resoluções de fitness

1. Emagrecer

Perder 5kg, 10kg, 20kg ou mais é a meta mais comum escolhida pelas pessoas. Seu objetivo precisa ser claro, pois apenas “emagrecer” é uma meta vaga e pouco motivadora.

Para encontrar a determinação dentro de si, tenha em mente quantos quilos você deseja perder e em quanto tempo. Por exemplo, se você quiser perder um quilo ao mês, ao final do ano que vem terá eliminado 12kg, uma verdadeira transformação na sua vida.

Perder um quilo por mês é uma meta razoável e plenamente gerenciável. Depois que definir seu alvo, tenha à mão uma balança e uma fita métrica, além de um caderninho onde anotar suas medidas diariamente. Anote as circunferências de braços, cintura, busto, coxas e quadril e motive-se ao começar a ver resultados.

2. Correr uma meia maratona…

…ou sua primeira maratona inteira! Outro objetivo muito comum para quem gosta de correr é participar de uma competição oficial, de 5, 10, 12, 32 ou 42 km. Trata-se de uma meta maravilhosa, mas para alcançá-la, você precisa ser realista.

Se você está começando a correr, limite-se a avançar cerca de meio quilômetro ao mês. No final do ano, poderá participar de uma meia maratona com facilidade.

3. Participar de uma competição no seu esporte favorito

Quem gosta de praticar esportes, como natação, tênis, vôlei, artes marciais, basquete e futebol, pode ter como resolução de ano novo participar de uma competição oficial. Pode ser na sua academia local ou em competições regionais e nacionais.

Trata-se de uma excelente resolução, altamente impactante na sua qualidade de vida. Você se sentirá mais valorizado e desafiado a treinar com compromisso e consistência.

Pesquise datas, informações gerais sobre a competição, prazos e taxas de inscrição e avalie se você tem condições de participar. Metas irreais podem levar à frustração e até a depressões.

4. Aumentar medidas

Enquanto a maioria das mulheres quer perder medidas do busto, quadril e cintura, muitos homens querem ganhar massa muscular, aumentando a circunferência de partes do corpo, como o bíceps.

Como nas outras resoluções, a dica é ter uma meta clara e adotar um passo a passo que respeite suas condições físicas, evitando exaurir o corpo. O mesmo vale para quem deseja um corpo mais tonificado e musculoso.

5. Usar um biquiini sem constrangimentos

verãoCom o verão chegando, muitas pessoas querem um “corpo de praia”, que possam exibir num biquini ou sunga sem receios. É verdade que todos os tipos de corpo têm sua beleza, mas também não há nada de mal em desejar ter um corpo mais esbelto e torneado.

Um boa dica é: não compre o biquíni dos sonhos antes de perder peso e tonificar seus músculos. Isso pode gerar uma pressão e ansiedade que só prejudicam. Além disso, você pode até perder dinheiro e ter que se desfazer da peça, pois o caminho da boa forma é longo e cheio de percalços.

O ideal é se manter fiel a suas metas de emagrecimento e tonificação do corpo e, após atingir o que você considera o corpo ideal, comprar o biquini ou sunga que mais lhe valorizar.

6. Chapar a barriga

Ganhar massa muscularJá falamos neste artigo sobre por que o corpo acumula mais gordura no abdômen e por que é tão difícil perder os pneuzinhos e gordurinhas localizadas na barriga.

Por tudo o que representa, chapar a barriga é uma meta desafiadora de fitness, pois indica que, se você conseguiu eliminar a gordura do abdome, a última a ser eliminada pelo corpo, é sinal de que conseguiu emagrecer como um todo.

Pesquise na sua academia se há algum programa específico para quem quer tonificar o abdome e esforce-se para alcançar essa meta, muito louvável!

7. Regular os níveis de colesterol, glicose e triglicérides

Melhorar a saúde é talvez a melhor motivação para entrar em forma. Se você está com as taxas sanguíneas alteradas, use isso como um impulsionador da sua resolução de ser mais saudável e entrar em forma em 2016. Exames periódicos e acompanhamento médico são fundamentais para alcançar esse objetivo.

Como fazer para alcançar suas metas fitness em 2016?

fitness

— Planeje-se: um bom planejamento, com passos realistas e manejáveis, é receita para o sucesso.

— Tenha um caderno para anotar seus desafios e oscilações emocionais.

— Tenha metas (sempre) realistas

— Associe-se a amigos

— Obtenha orientação: seja numa academia ou em programas online, seja através de livros e personal trainers, obter orientação é uma das melhores maneiras de progredir no caminho da boa forma.

— Comemore! A cada quilo perdido, a cada quilômetro a mais que você consegue correr, a cada nova meta alcançada, comemore muito, mas não comprometa seus objetivos a longo prazo.

Um novo ano de muita boa forma se anuncia!

Categorias: Fitness