Rituais matinais para acelerar seu metabolismo

Rituais matinais para acelerar seu metabolismo

Comece sua manhã com estes rituais e você estará pronta para impulsionar seu metabolismo e mantê-lo em alta o dia inteiro. O segredo é incorporá-los um de cada vez até sentir que é natural realizá-los, ao invés de tentar forçá-los a “caber” na sua rotina matinal atual.

1. Beba água morna com limão em jejum

água com limãoAo acordar, às vezes, não sabemos bem como começar o dia. Estamos ainda com sono e pode nos faltar energia até para preparar o café da manhã. Você pode adotar o hábito de beber uma xícara de água morna com algumas gotas de suco de limão assim que levantar da cama.

A bebida é simples, mas muito benéfica! Ajuda a limpar o sistema digestivo e a purificar o fígado, desintoxicando o corpo.

É melhor que a água esteja morna para não ser um choque para seu organismo, mas a água à temperatura ambiente também é benéfica. Você pode adicionar um pouco de mel orgânico cru, para adoçar o chá de limão e agregar enzimas digestivas e antioxidantes à bebida.

2. Ajuste seu despertador para 30 minutos de antecedência

Esse pode ser o hábito mais difícil, especialmente se você já precisa acordar cedo normalmente. Acordar ainda mais cedo vai estimular seu metabolismo colocando você em sintonia com como o corpo funciona e ajuda a combater a prisão de ventre, pois o corpo tende a eliminar as toxinas no início da manhã.

Você estará ajudando o corpo a remover as toxinas do organismo ao entrar no ritmo circadiano natural e estar mais antenado com o ciclo de 24 horas do seu corpo, que naturalmente tende a eliminar toxinas através da urina e das fezes logo no início da manhã.

Dormir até mais tarde apenas retarda essa eliminação e mantém as toxinas no organismo, oferecendo a possibilidade delas serem reabsorvidas.

Apesar de ser muito bom acordar cedo, como às 6h da manhã, essencial mesmo é dormir as 8h por noite de que o corpo necessita para se restaurar e descansar. Preste atenção no horário que você está indo para a cama na noite anterior.

3. Alongamentos e exercícios para as articulações

Os chineses acreditam que nossa energia circula através de canais de energia que irrigam todo o corpo, assim como o sistema circulatório irriga órgãos e tecidos com sangue.

exercicios_matinais_ioga_manhaAs articulações são pontos de concentração de energia, que pode ficar obstruída nesses locais, dificultando a circulação eficiente do chi, ou energia vital, o que pode causar doenças.

Elimine esse problema e revigore seu corpo pela manhã dedicando ao menos 30 minutos para alongar os músculos do corpo e fazer exercícios para as principais articulações, como tornozelos, punhos, ombros, costas e pescoço.

4. Inclua ovos no seu café da manhã

Ovos são uma ótima maneira de estimular seu metabolismo, e não importa se você gosta de consumi-los fritos, mexidos ou cozidos – de qualquer forma, vão proporcionar ao seu corpo gorduras saudáveis, proteína e nutrientes.

ovosA proteína presente na clara é o mais importante para seu metabolismo, e vai garantir que você não apenas se sinta satisfeita durante a maior parte da manhã, como também que está queimando calorias ao longo do dia.

Para complementar seu café da manhã energético, consuma aveia com leite de amêndoas e mel, granola, frutas, suco de laranja natural e sanduíche de pão integral, queijo branco e pasta de grão de bico, ou outro creme saudável para passar no pão. Evite embutidos, como o presunto.

5. Chá verde

O chá verde possui antioxidantes que melhoram a sua saúde em geral, mas para o fim de intensificar o seu metabolismo, você estará mais interessado nas catequinas que ele contém.

Consuma ao menos duas xícaras de chá verde ao longo do dia, mas sem exageros. Todo chá de ervas tem influências importantes no organismo e não deve ser consumido em excesso, sobretudo por mulheres grávidas.

Você também pode tomar outros tipos de chás de sua preferência, já que a combinação de água morna, folhas, flores e frutos quase sempre é muito benéfica para a saúde em geral.

Com informações de bembu

Categorias: Saúde