Alimentos surpreendentemente salgados

Alimentos surpreendentemente salgados

O sal é um ingrediente dos alimentos responsável por muitos problemas de saúde como pressão sanguínea elevada. Batatas fritas, pretzels e outros snacks possuem uma elevada quantidade de sal por isso devem ser evitados. Contudo, mesmo evitando estes alimentos, pode acabar ingerindo sal em quantidade superior à que é recomendada sem se aperceber. Isto acontece porque existem muitos alimentos que possuem uma grande quantidade de sal sem que seja percetível, como é o caso dos cereais e do queijo cottage.
Neste artigo irá descobrir alimentos que são surpreendentemente salgados.

1 – Molhos6933_G
Todos sabemos que os molhos possuem sal uma vez que maior parte tem um sabor salgado. Contudo a quantidade que possuem é surpreendentemente elevada. Duas colheres de sopa de molho barbecue por exemplo possuem cerca de 300 mg de sódio, correspondente a 15% da dose diária recomendada. Opte por fazer marinadas ou molhos em casa em vez de comprar.

2 – Queijo cottage
Este queijo é uma excelente fonte de cálcio e proteína. Mas uma porção do tamanho de um copo de queijo cotagge possui cerca de 1000 mg de sódio, ou seja, cerca de 40% do que deve comer durante o dia inteiro. Deve optar por queijo cottage sem sal ou então coma iogurte grego. Este iogurte é também uma boa fonte de proteína mas apenas contem cerca de 60 mg de sódio.

026ceba2231584bb_cereal.preview3 – Cereais
Os cereais são uma bela de forma de começar o dia a ingerir sal. Muitos cereais têm 180 a 300 mg de sódio por porção, ou seja, se comer apenas uma porção de cereais estará automaticamente a comer cerca de 12% da sua cota diária de sódio. Comer aveia é mais saudável que os cereais processados.

4 – Hambúrguer vegetariano
Hambúrgueres vegetarianos têm demasiados ingredientes como conservantes e espessantes. Como nem sempre estes ingredientes têm bom sabor é adicionada uma elevada quantidade de sal para melhorar o sabor final. Sendo assim estes hambúrgueres acabam por conter cerca de 500 mg de sódio.

5 – Chocolate quente
O chocolate quente é ótimo para a dieta porque permite satisfazer o desejo por chocolate e ingerir apenas 80 calorias. Mas ao beber chocolate quente estará também a consumir cerca de 7% da dose diária recomendada de sódio.

6 – Panquecaspanquecas americanas
Panquecas fazem as delícias dos mais gulosos. É fácil ingerir cerca de 2000 mg de sódio se optar por comer apenas algumas panquecas com chocolate em um restaurante. A melhor opção é fazer as panquecas em casa. Mas não use misturas prontas porque estas podem ainda conter entre 400 e 700 mg de sódio por 3 panquecas, ou seja, ainda é um alimento demasiado salgado.

7 – Peitos de frango
A carne de aves não possui uma grande quantidade de gordura saturada. Mas muitas vezes os peitos crus são injetados com um uma solução para dar aroma, que possui muito sal na sua constituição, para melhorar o sabor da carne.

Não se deixe ficar doente. Todos os alimentos são importantes mas evita intoxicações tomando os cuidados necessários.

Categorias: Alimentação