Será que Um Copo de Vinho por Dia Faz Bem?

Será que Um Copo de Vinho por Dia Faz Bem?

O vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo sendo consumido em festejos e comemorações ou apenas como acompanhamento de uma deliciosa refeição. Muitas pessoas pensam no vinho de um modo negativo uma vez que este é uma bebida alcoólica. É evidente que o consumo de vinho em grande quantidade leva à embriaguez e existem mesmo pessoas que são dependentes do álcool, mas o que interessa para este artigo são os benefícios que se podem tirar do vinho quando ingerido em pequena quantidade.
Este artigo é então escrito a pensar nos benefícios do consumo de um copo de vinho por dia. É ainda importante referir que se pensa em vinho de boa qualidade, e não em vinhos com muitos químicos para dar sabor ou cor.

vinho

1 – Preserva a Função Cerebral
Existem estudos que demonstram que pessoas com 70 anos e que consumiram um copo de vinho por dia obtiveram melhores resultados em testes de memória quando comparado com pessoas que não ingeriam vinho com tanta regularidade. As substâncias do vinho controlam alguns processos que estão associados à perca cognitiva, permitindo por exemplo reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos e prevenir a formação de coágulos. Deste modo o vinho pode preservar a memória e o funcionamento cerebral.

2 – Controlo da Massa Corporalgrasa_abdomen
Pessoas que ingerem vinho diariamente possuem uma massa corporal menor que pessoas que só bebem ocasionalmente. Isto acontece porque o álcool estimula o organismo a queimar gorduras até cerca de 90 minutos após a ingestão do copo de vinho. Se quer ter uma cintura mais estreita e menor gordura abdominal experimente beber um pouco de vinho todos os dias.

3 – Aumenta as Defesas do Organismo
Na Inglaterra um estudo conclui que as pessoas que bebem um copo de vinho diariamente têm menos 11% de risco de infeção pela bactéria Helicobacter pylori. Esta bactéria é responsável por gastrites e úlceras. Um estudo espanhol corrobora estes dados uma vez que demonstrou que a ingestão de vinho pode proteger contra intoxicações alimentares.

4 – Evita Problemas nos Ovários
O vinho consumido de forma diária permitiu reduzir o risco de câncer dos ovários em cerca de 50% segundo um estudo australiano. E se pensa que isto é só conversa, fique sabendo que uma investigação da Universidade do Havai obteve resultados parecidos. A explicação pode estar nos antioxidantes ou nos fitoestrogênios presentes no vinho em quantidade elevada.

osteoporose-1
5 – Previne a Perda de Massa Óssea
O álcool do vinho eleva os níveis de estrogênio no organismo. Esta hormona parece estar envolvida no controlo da estrutura do osso. Assim o consumo de vinho ajuda a prevenir situações de osteoporose.

6 – Controlo dos Valores de Glicémia
De acordo com um estudo realizado na Universidade de Harvard, durante 10 anos, beber um a dois copos de vinho por dia permite reduzir em cerca de 40% a probabilidade de desenvolver diabetes do tipo 2. Não existe explicação para este facto, contudo o estudo demonstrou que as pessoas que bebiam vinho possuíam menores níveis de açúcares no sangue.

Se acha que o vinho lhe pode trazer algum benefício não hesite em experimentar, mas não se esqueça, beba com moderação.

Categorias: Alimentação