Sugestões para Combinação de Alimentos

Sugestões para Combinação de Alimentos

É cada vez mais comum ouvir falar em dietas, havendo cada vez mais variedade. Dieta não significa privar-se de comer aquilo de que se gosta, basta pensar que existe uma dieta intitulada “dieta do chocolate”. O que é importante 482em uma dieta é comer de forma saudável, alimentos nutricionalmente equilibrados e em porções adequadas. Independentemente do tipo de alimentação que costuma fazer, decerto já sentiu alguma vez azia, gases ou abdómen inchado devido à lenta digestão. Isto pode ter ocorrido por ter efetuado uma má combinação de alimentos.
Se optar por seguir algumas ideias sobre como combinar proteínas, amido, vegetais e fruta irá certamente melhorar a sua alimentação.

1. A ideia principal é quanto mais simples melhor. Se a combinação for simples, mais rápida será a assimilação de nutrientes e a sua digestão.

healthy-foods2. Uma má combinação contribui para uma digestão lenta que pode originar fermentações e toxinas, prejudiciais ao bem-estar.
Ao combinar mal os alimentos estes permanecem demasiado tempo no trato digestivo, pelo que sofrem fermentações e acabam por perder nutrientes, ou seja, ocorre uma diminuição do seu valor nutricional.

3. Deve considerar algumas das seguintes sugestões de boas combinações:

– Coma apenas um tipo de proteína em cada refeição.

– Incorpore apenas um tipo de alimento com amido por refeição.

– Evite a mistura de alimentos ácidos com alimentos ricos em amido.

– Usar o mínimo de gordura possível. Sabemos que dá sabor mas os prejuízos para a saúde são muitos.

– A fruta deve ser ingerida fora das refeições. Opte por comer fruta ao lanche ou a meio da manhã. Os nutrientes da fruta serão melhor assimilados porque a fruta passa logo para o intestino onde é processada, não sofrendo fermentação.

melc3a3oparma2– Combinar melão com presunto também está fora de questão. Melão e melancia não devem ser misturados com outros alimentos.

– Reduza o número de sobremesas.

– Se tem problemas de mastigação opte por alimentos mais moles. Uma boa mastigação facilita a digestão e a absorção dos nutrientes essenciais.

4. Por último é importante evitar alguns erros comuns como comer a fruta ou a sobremesa no final de uma refeição.

– As frutas só são digeridas no intestino pelo que têm de esperar no estômago que os alimentos que foram primeiro ingeridos sejam processados. Até conseguirem chegar ao intestino sofrem processos de fermentação.

– Não coma iogurte como sobremesa. Estudos demonstram que o cálcio pode inibir a absorção de alguns nutrientes como é o caso do ferro.

– Outro erro comum é comer arroz numa refeição e acompanhar com batatas. Estes dois alimentos são ricos em carboidratos pelo que comer os dois em simultâneo é um exemplo de uma má combinação comum.

– O café depois do almoço ou do jantar também é desaconselhado porque o café possui taninos, moléculas que podem inibir a absorção de ferro.

Como é possível constatar, é fácil cometer erros na combinação de alimentos. Procure conhecer melhor os alimentos que come e obterá refeições mais saudáveis. O importante não é deixar de comer, mas sim comer com qualidade.

Categorias: Alimentação, Dietas