Ter um animal de estimação pode melhorar a nossa saúde

Ter um animal de estimação pode melhorar a nossa saúde

Aumentam as pesquisas em todo mundo que comprovam algo que já desconfiávamos há muito tempo: os animais de estimação fazem bem para a nossa saúde e podem ser extremamente benéficos em todas as fases de nossas vidas, sobretudo quando somos crianças.

menina_crianca_cachorroEspecialistas em psicologia infantil afirmam que ter um pet quando se é criança ajuda os pequenos a terem uma autoestima mais saudável e desenvolvem mais seu senso de responsabilidade, pois precisam cuidar do seu pet, alimentar, levar para passear, dar carinho…

Essas crianças, ao serem ensinadas a cuidar do animal, respeitá-lo e amá-lo como parte da família, apresentam mais autoconfiança e autonomia para lidar com os desafios da vida mais tarde. Assim, pais e mães não deveriam hesitar nem por um segundo em incluir um amiguinho de quatro patas, como um cão, um gato, ou até animais menos comuns, como pássaros, na sua família.

Pets ajudam a evitar a demência

Ter um animal de estimação também ajuda quando estamos na terceira idade. A companhia de nossos amigos de outras espécies ajuda o cérebro a combater um dos maiores males do envelhecimento: a demência.

Doenças degenerativas, como o Alzheimer, têm causas hereditárias e desconhecidas, mas manter um pet mostra-se benéfico em qualquer situação.

Combate o sedentarismo

Ao ter um cão, por exemplo, você terá que levá-lo frequentemente para passear e fazer exercícios. Assim, você será meio que “obrigado” a se deslocar a um parque, calçadão da praia ou outra área ao ar livre para ajudar seu amigo peludo a aliviar suas necessidades fisiológicas e gastar a energia acumulada ao longo do dia.

Muitas pessoas inclusive gostam de se exercitar com seu animal de estimação, caminhando ou correndo ao seu lado. Essa prática previne a obesidade e o sedentarismo, e as várias doenças associadas, como problemas cardiovasculares e diabetes.

Diminui os sintomas da depressão e da ansiedade

A depressão está sendo chamada de “mal do século”, e quase sempre vem acompanhada dos transtornos de ansiedade, que podem ser extremamente incapacitantes e até levar o paciente a pensar em suicídio.

Ter um animal de estimação permite ter sempre um amigo fiel, que nos ama incondicionalmente e a quem podemos dar todo o nosso amor, com a certeza de que ele será retribuído multiplicado. animais-de-estimacao

Esse relacionamento de carinho com os animais combate os sintomas da depressão e diminui os níveis de estresse e de ansiedade. Mas lembre-se de que a depressão é um problema sério que demanda aconselhamento médico.

Cães são excelentes companheiros de mulheres grávidas

Infelizmente, uma das principais causas de abandono de animais se deve ao nascimento de um filho. No caso dos gatos, as mulheres temem o contágio pela toxoplasmose, doença que pode causar má-formação no feto.

Já no caso dos cães, teme-se que o animal venha a machucar o bebê ou transmitir doenças. Também se deseja evitar mais trabalho, já que o casal se torna sobrecarregado com a chegada do novo membro.

Mas se soubéssemos o quanto os cães podem beneficiar as mulheres no período da gestação, nunca pensaríamos em nos separar de nosso fiel companheiro. Os cães conseguem perceber que a mulher está grávida devido ao seu olfato apurado, que percebe as alterações hormonais típicas da gestação.

Diz-se também que eles costumam ser mais “delicados” e atenciosos com as grávidas, e sabem inclusive quando é chegada a hora do parto, utilizando-se, talvez de seu “sexto sentido canino” ou, novamente, do seu olfato.

Animais são excelentes terapeutas

animais_de_estimacaoÉ verdade! tanto é que existem várias terapias baseadas na interação entre humanos e animais. A equinoterapia, por exemplo, usa cavalos para ajudar crianças com lesão cerebral a ter melhor equilíbrio e coordenação motora. Os resultados são muito positivos e os pequenos pacientes conseguem grandes avanços com o convívio com os animais. Golfinhos também são muito usados para este fim.

Como podemos notar, ter um animalzinho de estimação pode contribuir muito para nossa saúde e bem-estar. Se você se sentiu animado, pode pensar em adotar um cão ou gato, dentre os milhões que se encontram abandonados pelas ruas ou em abrigos. Além de todos os benefícios para seu corpo e mente, você também poderá conhecer uma eterna gratidão.

Categorias: Saúde