Tratamento natural para queda de cabelo

Tratamento natural para queda de cabelo

A queda do cabelo pode ter diversas causas; portanto, o tratamento vai variar, dependendo do que está fazendo os fios caírem antes do tempo.

É normal que tenhamos uma perda de fios todos os dias, mas quando o cabelo está caindo em excesso ou em tufos, é melhor investigar possíveis problemas de saúde. Queda de pelos em algumas regiões do corpo (por exemplo, dos cílios e sobrancelhas) também são um sinal de alerta, mas, geralmente, a queda de cabelos afeta mais o couro cabeludo.

Quais as possíveis causas da queda de cabelos?

— Desequilíbrios hormonais
— Gravidez
— Doenças autoimunes
— Traumas e ansiedade
— Estresse
— Alterações na dieta
— Anemia
— Infecções
— Condições genéticas
— Envelhecimento
— Uso de alguns medicamentos
— Uso recorrente de químicos nos cabelos, como tinturas e alisantes
— Uso constante de chapinhas e secadores muito quentes
— Caspa e excesso de sebo

Tratamento natural para queda de cabelo causada pela oleosidade

Algumas pessoas produzem um excesso de sebo, uma substância natural protetora da pele delicada do couro cabeludo, o que pode entupir os folículos e promover a queda.

Abaixo, ensinamos um creme adstringente de aloe vera e pepino para quem sofre com o excesso de oleosidade:

Ingredientes
1 folha de aloe vera
Suco de ½ pepino

Como fazer:
— Retire os espinhos laterais da folha de aloe vera. Você não precisará de mais de uma folha, pois esse tratamento tem como foco o couro cabeludo, não precisando estender-se por todo o fio.
— Retire a polpa da aloe vera e bata no liquidificador com o suco de pepino coado, até obter um creme homogêneo.
— Lave seus cabelos com xampu.
— Aplique o creme no couro cabeludo, massageando bem com a ponta dos dedos.
— Cubra com uma touca e deixe agir por 20 minutos.
— Enxague com água fria e aplique uma pequena quantidade de condicionador apenas do meio para as pontas dos fios. Enxágue bem para não deixar resíduos, novamente, com água fria. A água quente estimula a produção de oleosidade.

Queda de cabelo por questões hormonais: o que fazer?

O uso de pílula anticoncepcional, a gravidez, as alterações da menopausa, disfunções da tireoide e outras condições em que a atividade hormonal passa por variações importantes podem causar queda de cabelo.

Nesses casos, é fundamental consultar um médico ou especialista que possa descobrir a verdadeira causa e propor um tratamento específico. Entretanto, você pode complementar o tratamento consumindo alimentos que ajudam o sistema hormonal do corpo a se equilibrar, por exemplo:

— Consuma fontes de gorduras saudáveis tipo ômega-3, como alguns peixes. Sugerimos o salmão selvagem, a sardinha, cavalinha e atum. Azeite de oliva e outros óleos vegetais também são boas fontes, assim como as nozes e castanhas.
— Evite consumir cafeína, seja através do café ou do chá preto. Prefira bebidas alcalinizantes, que ajudem o corpo a desintoxicar e se equilibrar.
— Troque as farinhas refinadas por grãos integrais, como a aveia e o trigo integral. Diminua o consumo de açúcar branco.

Dietas restritivas podem causar queda de cabelo

A dieta influencia na saúde capilar de várias formas. Uma delas é através de dietas com pouca proteína, como as vegetarianas ou veganas. Algumas pessoas restringem muito a quantidade de proteína que consomem ao abster-se de alimentos de origem animal, levando à queda dos fios, pois o cabelo e pelos do corpo são compostos quase que completamente por proteína.

A anemia também pode levar à perda de volume capilar. Nesses casos, o tratamento é simples, aumentar o consumo de proteína, seja vegetal ou animal, preferindo as carnes magras de boa procedência e evitando embutidos (presunto, salame, salsichas etc.).

Alecrim para estimular o crescimento

Você pode criar um xampu estimulante usando óleo essencial de alecrim, xampu neutro e duas cápsulas de vitamina E. Misture dez gotas do óleo de alecrim com o xampu e a vitamina. Use pelo menos três vezes por semana. Altamente estimulante, o alecrim aumentará a irrigação disponível para o bulbo capilar. A vitamina E garante nutrição para os fios.

Outras dicas importantes

— Algumas vezes, penteados muito apertados, como coques e rabos de cavalo, também podem quebrar e arrancar os fios por tração. Prefira sempre penteados mais frouxos, que não machuquem seu cabelo.

— Escove os cabelos sem aplicar muita força. A escovação inadequada também pode danificá-los.

Categorias: Beleza