Tratamentos para Problemas de Pele à Base de Plantas

Tratamentos para Problemas de Pele à Base de Plantas

Flores e folhas de plantas sempre foram usadas no tratamento de doenças ou sintomas derivados destas. É muito comum aplicar remédios à base de plantas em problemas de pele, tanto por aplicação de óleos, seivas ou cremes obtidos de várias partes de plantas medicinais.
Neste artigo estão descritas cinco plantas que podem ser utilizadas no tratamento de alguns problemas de pele.SEGUNDA ALHO

1 – Alívio de infeções bacterianas e fúngicas com Alho
O alho tem propriedades antivirais e antibacterianas que desempenham um papel importante no tratamento de uma ampla gama de infeções bacterianas da pele como pé de atleta ou dermatofitose. O alho possui ajoene, um composto químico com grande atividade antifúngica pelo que também é um constituinte que deve procurar em pomadas para problemas de infeção fúngica da pele. O suco de alho esmagado deve ser aplicado duas vezes por dia na zoa afetada. Limpe após 30 minutos de aplicação.

2 – Óleo da árvore-do-chá ou óleo de melaleuca para tratar a acne
A acne é um problema de pele que ocorre normalmente quando se atinge a puberdade. É caracterizada pelo aparecimento de borbulha ou lesões de acne devido ao aumento de hormônios e infeção por Propionibacterium acnes. O óleo da árvore-do-chá ajuda a reduzir e melhorar o aspetos das lesões da acne ao fim de cerca de 3 meses de aplicação. Permite ainda reduzir alguns dos sintomas da acne como irritação, rubor, sensação de ardor, pele seca e coceira. Os terpenos desta planta possuem propriedades anti-inflamatórias necessárias para o alívio dos sintomas da acne. O óleo deve ser aplicado diretamente na pele sem demasiada força. O óleo não pode ser ingerido porque provoca intoxicações.

3 – Aplicar Feno-grego em casos de dermatiteQUARTA FEN GREGO
O feno-grego, ou fenacho, contém uma substância resinosa chamada mucilagem que quando é aplicada na pele atua como emoliente, ou seja, permite suavizar e apaziguar a pele. A mucilagem incha com a adição de água e se transforma em uma massa pegajosa que ajuda a aliviar a pele inflamada e seca devido a dermatites. Por isso para tratar a dermatite de uma forma natural basta aplicar uma pasta de feno-grego com água.

4 – Alívio da psoríase com folhas de couve
As folhas de couve podem ser usadas para aliviar os sintomas de pele com psoríase. A couve possui grande quantidade de enxofre que reduz a irritação e a inflamação da pele em pacientes com psoríase. Prepara-se uma pasta esmagando e aquecendo folhas de couve. A pasta é de seguida aplicada nas zonas afetadas para diminuir a irritação.

5 – Aloé-vera para queimaduras e feridasQUINTA ALOE
O aloé-vera é usado desde a antiguidade, mais comumente para tratar queimaduras e feridas. Esta planta diminui a sensação de queimado e coceira além de auxiliar no tratamento de úlceras crônicas. O aloé-vera possui ácido salicílico que funciona como agente anti-inflamatório e analgésico porque inibe a síntese de prostaglandinas. Atenção porque ao aplicar ácido salicílico diretamente na pele podem ocorrer casos de dermatite alérgica de contacto.

Se tem algum destes problemas de pele não hesite em experimentar estas plantas.

Categorias: Beleza, Saúde
Tags: beleza, pele, Plantas