Tratamentos para o cabelo com babosa

Tratamentos para o cabelo com babosa

A aloe vera, mais conhecida como babosa, é uma planta com incríveis poderes cicatrizantes, hidratantes e anti-inflamatórias. Pode ser usada na pele e nos cabelos, para devolver o brilho e o viço.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas maneiras simples de se beneficiar das propriedades terapêuticas da planta:

1. Máscara de babosa pura para os cabelos

Sim, você pode usar a babosa pura para tratar seus cabelos, limpando profundamente o couro cabeludo, combatendo a caspa e proporcionando brilho aos fios ressecados. Tudo isso gastando pouco ou quase nada e sem efeitos colaterais.

Pegue uma folha de babosa, corte as laterais usando uma faca, porque tem espinhos e pode causar alergias, como coceiras. Tenha cuidado, pois você vai notar que a folha escorrega o tempo inteiro, por causa do gel presente na polpa.

Depois de tirar os espinhos, corte a folha pela metade no sentido do comprimento e retire a polpa com uma colher. Pronto, você acaba de “extrair” o gel da aloe vera, que pode ser usada em uma série de preparações.

Bata a polpa com gel babosa no liquidificador ou processador de alimentos com um pouco de água fria para obter um creme. Aplique sobre os cabelos bem limpos e úmidos mecha a mecha, massageando bem o couro cabelo cabeludo e indo da raiz à ponta dos fios.

Deixe a babosa agir no cabelo por 15 minutos. Após esse tempo, enxágue normalmente, mas sem usar xampu nem condicionador.

Dica: Você também pode usar a babosa pura com uma máscara capilar de sua preferência, ou mesmo misturá-la ao seu xampu ou condicionador.

2. Máscara de babosa e abacate

Essa máscara combina os poderes adstringentes da babosa com a poderosa hidratação do abacate. Também pode ser usada na pele, para restaurar a cútis ressecada. Misture uma folha de babosa, meio abacate maduro e uma colher de sopa de óleo de coco natural, sem fragrâncias ou conservantes.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, adicionando um pouco de água, se necessário. Aplique sobre os cabelos e deixe agir por 30 minutos. Repita o procedimento a cada semana, para cabelos muito ressecados.

3. Tratamento natural com babosa contra a caspa

A caspa muitas vezes é causada pelo excesso de produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Isso pode ser provocado pela água quente em excesso usada para lavar os cabelos, ou por variações no clima. Muitas pessoas tendem a desenvolver caspa em locais de clima muito quente (porque o sol estimula a produção das glândulas sebáceas) ou muito frio (por causa da água quente usada no banho).

A melhor maneira de eliminar a caspa é manter os cabelos bem limpos. Para um tratamento natural com a babosa, aplique a polpa e o gel da planta apenas no couro cabeludo, massageando bem. Deixe agir por 15 minutos. Use um xampu neutro para lavar os cabelos com água fria e aplique pouco condicionador, apenas nas pontas, evitando as raízes. Enxágue bem os fios para não restar nenhum resíduo.

4. Máscara de babosa e gema de ovo

Separe duas gemas de ovo e passe-as por uma peneira. A membrana que reveste as gemas confere aquele famoso “cheirinho de ovo” que ninguém quer ter nos cabelos, por isso, é necessário peneirá-las e eliminar a membrana.

Misture as gemas com a polpa da babosa, uma colher de sopa de óleo de coco natural (também pode ser azeite de oliva extra virgem prensado a frio e com baixo grau de acidez) e aplique sobre os cabelos úmidos. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

Atenção: Pessoas com cabelos oleosos não devem usar óleos nas máscaras capilares. Para serem eficazes, os tratamentos acima precisam ser feitos regularmente.

Categorias: Beleza