Uma maneira eficaz de perder peso

Uma maneira eficaz de perder peso

Hoje em dia uma grande preocupação de toda a população é o peso!

Você sabia que por ano morrem, no Brasil, cerca de 2.390 pessoas por complicações de saúde diretamente relacionadas com a obesidade? (dados de 2011)

Além do valor estético, há também uma grande apreensão quanto à saúde, afinal os números são, deveras, alarmante!

Você, tal como a maioria da população mundial, já esteve numa dieta que prometeu milagres e só te desiludiu. O que acontece, na maioria das vezes, é que essas dietas que se dizem milagrosas não o são! Não é passando fome que você vai reduzir as suas medidas. São necessárias várias mudanças na sua vida, que em conjunto, farão com que você alcance os seus objetivos.

Por isso, não te trazemos nenhuma dieta radical e dita “milagrosa”. O que vamos apresentar para vocês é uma maneira eficaz de perder peso!

Alimentação e exercício físico

A melhor e mais eficaz maneira de perder peso é aliar uma alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos. Os dois juntos! Não adianta correr meia maratona em um dia e se empanturrar de porcarias durante o resto da semana…

Alimentação

Em relação à alimentação recomendamos que, antes de se jogar em qualquer dieta maluca, você consulte primeiramente um nutricionista que fará uma avaliação prévia sobre o seu estilo de vida e posteriormente, passará uma dieta feita especialmente e exclusivamente para você. Afinal o que serve para o seu vizinho pode não ser tão legal para o seu corpo…

No entanto, preparamos uma lista com 8 dicas para você ter uma alimentação saudável, confira logo abaixo.

  1. Frutas, verduras e legumes são sempre bem vindos! As frutas, verduras e os legumes são ricos em vitaminas, minerais e até fibras.
    Para quem não sabe, as vitaminas e os minerais ajudam no bom funcionamento do seu organismo e as fibras são responsáveis pelo funcionamento intestinal, dando a sensação de saciedade e, consequentemente, diminuindo a quantidade de alimentos ingeridos.Confira abaixo a tabela com a quantidade de vitamica C em alguns alimentos:1
  2. Feijão pelo menos uma vez ao dia.
    Aquele delicioso feijãozinho pode ser um grande aliado na sua dieta, se combinado com o arroz então, é sucesso na certa – essa dupla que é sucesso brasileiro é a combinação mais que perfeita de proteínas que você precisa!A dica é comer feijão pelo menos uma vez ao dia. Para não enjoar você pode variar entre os diversos tipos de feijão existentes.Confira abaixo a tabela nutricional de alguns tipos de feijão:2

    VC= Valor calórico Prot= Proteína Lip= Lipídio CHO= Carboidrato Fib= Fibra Fe= Ferro

    P= Fósforo K=Potássio

  3. Menos sal!
    O sal, apesar de ser essencial para o nosso organismo, pode se tornar um grande vilão quando utilizado em excesso. O sódio faz aumentar a pressão sanguínea, causando hipertensão e outras várias doenças. Por isso, diminua a quantidade de sal utilizada nas comidas e evite os temperos prontos.3
  4. Menos gordura!
    A grande causa da obesidade é a gordura ingerida! Então evite o consumo de frituras, carnes com gorduras aparentes, salgadinhos e salsicha ao máximo. Troque os mesmos por alimentos cozidos, assados ou grelhados, que são bem mais saudáveis.Veja abaixo um a tabela com a quantidade de gorduras trans em alguns alimentos:4
  5. 4 refeições por dia!
    Faça, no mínimo, 4 refeições diárias: café da manhã, almoço, jantar e lanches.Não pule nenhuma das refeições e coma uma fruta ou um lanche saudável entre as refeições principais, isso irá aumentar a sensação de saciedade e ainda acelerar o seu metabolismo.5
  6. Moderação no açúcar.
    Todos nós sabemos do perigo do açúcar em exagero… Por isso opte sempre pelos cereais integrais ao invés dos apetitosos bolos e doces – o seu organismo agradece!6
  7. Coma devagar!
    Saboreie cada garfada de comida, procurando mastigar bem os alimentos, facilitando assim a sua digestão. Então procure comer em família, com calma e evite fazer as refeições em frente à TV ou fazendo qualquer outra tarefa.7
  8. Beba água!
    A água é vital para o nosso organismo! Então beba água à vontade. O ideal é consumir cerca de 2 litros diariamente – algo em torno de 6 a 8 copos.E se alguém te oferecer um refresco prefira os sucos naturais ao invés dos refrigerantes.Veja abaixo uma tabela com a quantidade de água recomendada por dia de acordo com a idade:8

 

Exercício Físico

Além da alimentação também é de suma importância a prática de exercícios físicos, só assim você vai conseguir perder peso de uma maneira realmente eficaz e saudável.

A prática de atividade física deve ser feita pelo menos 3 vezes por semana, com a duração de, no mínimo, 30 minutos.

Não existe uma regra fixa de qual exercício você deve fazer, o ideal é que a escolha seja feita de acordo com os seus gostos, assim você sentirá prazer todos os dias dando uma corridinha no parque ou então malhando duro na academia, por exemplo.

Veja abaixo alguns exercícios físicos que você pode optar por fazer e a quantidade de calorias gastas em cada um deles. Lembrando que os valores apresentados a seguir são referentes a uma hora da atividade praticada.

 

– Corrida – cerca de 900 calorias

– Andar de bicicleta – em torno de 840 calorias

– Tênis – aproximadamente 800 calorias

– Futebol – em média 780 calorias

– Boxe – cerca de 660 calorias queimadas

– Remar – aproximadamente 600 calorias

– Natação – em torno de 540 calorias

– Musculação – em média 500 calorias (podendo ser mais ou menos, conforme o exercício).

– Basquete – cerca de 480 calorias

– Vôlei – em torno de 420 calorias

 

Então se você procura emagrecer de forma eficaz e totalmente saudável siga as nossas dicas.

Procure primeiramente o seu nutricionista que fará uma avaliação individual e te passará uma dieta exclusiva. Depois escolha a atividade física que mais te agrada e pratique pelo menos 3 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos.

Ah, e não se esqueça de seguir as nossas dicas de alimentação, lembre-se que elas são muito importantes para a sua saúde.

Seguindo todos esses passos em pouco tempo você atingirá os seus objetivos. Lembrando que, não se trata apenas de uma questão estética, é a sua saúde que está em risco!

Vídeo