Cuidado Com o Prazo de Validade dos Produtos de Beleza

Cuidado Com o Prazo de Validade dos Produtos de Beleza

Muitas pessoas podem nunca se ter apercebido mas os cosméticos possuem uma data de fim de validade, ou seja, os cosméticos não mantém sempre as mesmas características ao longo dos meses. E essencial verificar a validade dos produtos de beleza porque utilizar este tipo de produtos depois de acabar o seu prazo aumenta o risco de desenvolvimento de irritação da pele e infeção. Normalmente existe um símbolo na embalagem que representa o tempo o produto dura após ser aberto pela primeira vez. Os prazos mais comuns são 6 meses ou 12 meses após a abertura. Como estes são longos períodos de tempo é aconselhável escrever na embalagem do produto a data de abertura de modo a ser mais fácil controlar a qualidade do mesmo.
Neste artigo são apresentados 5 cosméticos que não devem ser utilizados depois do fim do seu prazo de validade. Além disso são referidos alguns sinais que podem indicar se estes produtos sofreram alguma alteração nas suas características iniciais.

1 – Batombaton1
Todas as mulheres usam batom, nem que seja um simples batom para o cieiro. Um visual perfeito exige uns lábios em bom estado. Mas mesmo no batom do cieiro é necessário ter atenção ao prazo de validade. Normalmente os batons podem ser usados durante 24 meses, ou seja, 2 anos. Acontece que muitas vezes o batom é levado na carteira pelo que acaba por estar sujeito tanto a temperaturas mais altas, no Verão, como a temperaturas mais frias e humidade, no Inverno, pelo que é importante controlar o estado do batom. Procure verificar se ocorreram mudanças no gosto ou cheiro e na textura do batom. Se a sua aplicação se tornou difícil, se a cor mudou ou se existirem gotas de humidade no batom está na hora de comprar um novo batom.

2 – Gloss
base-maquiagem-veraoÉ necessário verificar se ocorrem alterações no gosto, cheiro ou mesmo textura do gloss. Não deve usar gloss se este estiver pegajoso ou se criar aglomerados. O gloss tem validade de 12 meses após a abertura.

3 – Bases Líquidas
As bases líquidas são uma boa ferramenta para disfarçar imperfeições da pele. Contudo é importante ter em atenção que devem ser usadas até 6 meses após a abertura. Se verificar que a cor mudou ou não possui uma cor totalmente homogénea evite usar a base. Usar bases líquidas em más condições pode provocar irritações e erupções.

4 – Máscara de Pestanas
As máscaras de pestanas possuem um prazo de utilização pequeno, 2 a 3 meses após a abertura. É importante ter atenção ao estado de conservação deste produto uma vez que pode levar à irritação dos olhos. As bactérias podem aderir facilmente às cerdas do pente e passar para os olhos. Sendo uma zona sensível o melhor é deitar fora qualquer produto que cause irritação, mesmo que ligeira. Se o cheiro fora desagradável ou formar grânulos nas pestanas deve ser descartada.

5 – Eyeliner ou Lápis de Olhos
Semelhante à mascara de pestanas o eyeliner devem ser substituídos a cada 3 meses uma vez que estão a ser aplicados junto aos olhos e é muito difícil detetar alguma contaminação. Se o lápis possuir uma película branca ou se desfaz ao aplicar deve ser deitado no lixo.

Categorias: Beleza