Como ser mais saudável e economizar tempo e dinheiro

Como ser mais saudável e economizar tempo e dinheiro

Nunca se falou tanto sobre saúde e bem-estar. A cada dia, surgem novas notícias sobre dietas saudáveis, produtos e alimentos orgânicos, programas de exercícios para corpo e mente, meditação e outras maneiras de viver de maneira mais leve, livre do estresse que é tão danoso para a nossa saúde e felicidade.

Talvez você esteja sentindo-se um pouco “por fora” de tudo isso, por achar que não pode pagar para ter uma vida mais saudável, não tem as informações ou recursos necessários, ou simplesmente porque não sabe por onde começar.

Pois bem. Como a informação vale muito, vamos compartilhar algumas dicas simples que podem ajudar você a mudar seu estilo de vida no seu próprio ritmo, de acordo com suas possibilidades no momento. Afinal, a saúde e o bem-estar é um direito de todos nós.

Confira:

1.Exercícios físicos que dão mais energia

Muitos brasileiros têm uma jornada de trabalho estafante, e não conseguem encontrar tempo para ter um programa de exercícios regular. Mas movimentar o corpo é fundamental para ter saúde e, quando praticados da maneira adequada, os exercícios lhe darão mais energia para enfrentar os desafios do trabalho.

Algumas sugestões de exercícios que dão energia:

— Caminhadas leves (cerca de 20 minutos) nas primeiras horas da manhã. Aproveite as primeiras horas de sol para absorver a luz do início do dia, fundamental para que o corpo produza vitamina D. Você pode escolher um local na vizinhança que proporcione contato com a natureza, para maiores benefícios. Faça isso três vezes por semana por pelo menos um mês e observe a melhora nos seus níveis de energia.

— Ioga. Essa filosofia indiana inclui um programa de exercícios completo para manter corpo e mente saudáveis. Algumas posturas intermediárias e avançadas podem prejudicar o corpo se não forem feitas sob a supervisão de um bom professor, mas muitas outras podem ser feitas em casa, sem riscos.

Compre um livro de ioga para iniciantes ou assista a aulas gratuitas na internet. Você não precisa gastar nada para começar a praticar, pois a ioga não exige o uso de equipamentos.

2. Cuidar da saúde mental

A saúde da mente também é fundamental para ter uma vida mais saudável. E para cuidar da mente, você não precisa gastar um centavo. A prática de meditação e/ou de orações é extremamente benéfica para a mente e para o corpo.

Estudos comprovam que a mente agitada e preocupada leva ao aumento da pressão sanguínea e eleva os riscos de doenças cardiovasculares, inclusive de infartos e derrames.

3. Adote a prática da respiração saudável

Respirar não custa nada e é algo que já fazemos naturalmente, sem nem pensar a respeito. A respiração longa e regular pode acalmar o corpo inteiro, trazendo benefícios para a saúde.

Exercício simples de respiração:

— Todos os dias, pare ao menos três vezes e, por cinco minutos apenas, observe a sua respiração. Ela está curta e se concentra no peito? Você nem mesmo consegue sentir os pulmões enchendo-se de ar?

— Sentado ou em pé, coloque a mão direita sobre o peito e a esquerda sobre o umbigo. Contando até três, inspire, sentindo o peito e a barriga se expandirem, afastando as mãos do corpo. Expire pela boca, contando até três.

— Repita por cinco minutos três vezes ao dia, durante um mês e observe como se sente. Ao longo dos dias, procure prestar atenção na própria respiração e tente respirar de maneira profunda. Nos momentos de maior ansiedade, inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca por alguns minutos, mantendo os pés firmemente apoiados no chão.

4. Mudanças simples na dieta

Como adotar uma dieta saudável? A mudança começa no mercado, na hora de comprar os alimentos. Prefira frutas, legumes e grãos integrais, e diminua o consumo de bolos, bolachas, doces, gorduras e carnes. Você verá que vai conseguir economizar e, aos poucos, adotar uma alimentação que aumenta sua energia e beneficia toda a sua vida.

Adote também o hábito de beber dois litros de água por dia, algo que não custa caro e faz toda a diferença para a saúde.

Comece a cuidar de si aos poucos e verá como sua vida se transformará para melhor!

Categorias: Saúde