“Quem canta, seus males espanta”: comece hoje mesmo

“Quem canta, seus males espanta”: comece hoje mesmo

Os benefícios do canto para a saúde são tanto físicos quanto psicológicos e sociais. Já diz o ditado que “Quem canta, seus males espanta”, e isso tem uma grande verdade como base.

Ao cantarolar suas músicas preferidas, participar de um coral, de uma banda ou até de um karaokê, você está fazendo um bem enorme à sua saúde, em vários níveis, e melhorando a sua qualidade de vida.

cantar_faz_bem_a_saudeE o melhor de tudo: cantar é de graça! Assim como outras atividades prazerosas, como dançar e caminhar, qualquer pessoa pode fazer, a qualquer hora. Basta ter uma voz e a coragem de enfrentar alguma vergonha e nervosismo, que todo mundo pode apresentar quando começa a praticar o canto.

Cantar traz benefícios físicos porque é uma atividade aeróbica que aumenta a oxigenação na corrente sanguínea e exercita os principais grupos musculares na parte superior do corpo, mesmo que você esteja cantando sentado.

Ao cantar, assim como para respirar e para falar, movimentamos o diafragma e os músculos abdominais, além dos da língua, do torso e das costas. O movimento de contração e relaxamento ainda queima calorias.

Quando você canta, seu corpo produz os chamados hormônios do bem-estar e do prazer, ou endorfinas, que lhe proporcionam uma maior sensação de bem-estar. Não é à toa que o canto, assim como outras atividades de expressão criativa e artística, é um excelente aliado contra a depressão e a ansiedade. Sim, é possível melhorar o humor não apenas ouvindo suas músicas prediletas, mas também cantando com seus artistas preferidos.

karaoke_cantar_com_amigosIsso nos leva a outro ponto importante. Cantar junto é melhor ainda! Quando as pessoas cantam juntas, elas sentem um maior senso de comunidade, de pertencimento e de sonhos compartilhados, sobretudo quando têm a oportunidade de se apresentar para um público regularmente. É o caso dos corais e bandas.

O canto também aumenta a capacidade dos pulmões, melhora a postura, limpa os tubos do sistema respiratório e ajuda a tratar a sinusite. Também torna a mente mais alerta através da maior oxigenação do cérebro, melhorando o foco e a concentração.

O pensamento fica mais claro e as ideias criativas fluem muito mais para nossa mente quando cantamos com vontade.

Como se não bastassem todos esses motivos para você começar a incluir o canto na sua rotina, soltar a voz também melhora a imunidade ao promover a saúde do sistema linfático. O sistema linfático percorre todo o corpo, e pode apresentar inflamações e obstruções. A prática do canto pode melhorar o fluxo desse sistema, fortalecendo-o e mantendo as doenças longe.

Cantar também relaxa o corpo e regula a pressão sanguínea, diminuindo assim o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais, os tão temidos AVCs.cantar_faz_bem_a_saude2

A música sempre trouxe inúmeros benefícios para a saúde, não só de humanos, mas até dos animais. É verdade que algumas fazendas de gado leiteiro usam a música clássica e relaxante para fazer as vacas produzirem mais leite.

A musicoterapia também é, comprovadamente, uma aliada dentro do sistema de saúde, tanto para promover a recuperação mais rápida de pacientes quanto para tratar algumas desordens mentais e emocionais.

Se ouvir música já é maravilhoso, produzir música é ainda mais poderoso para beneficiar todo o seu ser. Experimente não apenas cantar, como também aprender um novo instrumento. Os mais fáceis para iniciantes são os instrumentos de percussão e o teclado, como o piano. A flauta doce também é muito recomendada para quem está dando os primeiros passos na música.

Não importa o gênero de música ou o instrumento de que você mais gosta: cante sempre, diariamente, e colha os excelentes benefícios que essa prática tão simples tem a lhe oferecer.