Os Piores Conselhos de Cuidados de Pele

Os Piores Conselhos de Cuidados de Pele

E muitos dermatologistas são questionados sobre estas soluções e ficam sem saber o que dizer perante ideias tão erradas.

De modo a separarmos um pouco do que é ficção da realidade, apresentamos aqui alguns dos piores conselhos de cuidados de saúde que os dermatologistas ouvem todos os dias.

1 – Os nossos comportamentos é que levam aos problemas de pele
Muitas pessoas acreditam que por não terem controlo em alguns fatores estão a fazer com que a sua pele se torne menos saudável. Por exemplo, muitos acham que levar as mãos à cara sem as lavar ou dormir na mesma fronha leva ao aparecimento de acne em maior quantidade. Isto não podia ser mais falso uma vez que a acne é resultado de sua genética e hormônios. Outros fatores podem agravar a acne, mas eles não são a principal razão.

2 – Produtos totalmente naturais
Os produtos naturais são como os produtos químicos, ou seja. Alguns deles são seguros enquanto outros não. Em muitos casos os dados são insuficientes para realizar uma correta fundamentação sobre o uso do produto. Por exemplo existem muitos venenos que são naturais logo não são ideais para colocar em tecidos sensíveis. Um dos produtos naturais mais seguro de usar é a vaselina. Ajuda a hidratar mas não espere conseguir eliminar rugas com este produto.

3 – O sol é benéfico para certas doenças de pele
A fototerapia é um tipo de tratamento que pode ser realizado em clínica médica com parâmetros definidos de segurança e eficácia. Mas usar esta terapia em nada se relacionam com uma ida ao solário ou com apanhar sol em excesso na praia. Apanhar grandes quantidades de raios solares está relacionado com o desenvolvimento de câncer de pele e não traz benefício para nenhum problema como erupções cutâneas. Uma coisa é certa, excesso de radiação envelhece a pele, acelera o desenvolvimento de rugas e manchas solares.

cuidados-com-a-pele-use-produtos-naturais-ingredientes

4 – Esfoliar a pele todos os dias torna a pele mais clara
Esfoliar em excesso pode provocar a eliminação de células que ainda não estavam prontas para ser removidas, provocando vermelhidão, irritação, inflamação e infeções de pele. A esfoliação é um cuidado essencial, mas deve ser realizada com precaução de modo a não ser abrasiva e apenas duas vezes por semana.

exfoliar-el_-cutis_-paso_-a-paso_-500x310

5 – Quem tem pele escura não precisa usar protetor solar
O câncer não escolhe raças ou cor. Todos os seres humanos podem sofrer de câncer se não se protegerem do sol de forma adequada. Todos deveríamos usar fator de proteção solar 30 todos os dias, independentemente da cor e do calor que está.

ta3

 

6 – Comer alimentos gorduroso provoca pele gordurosa
Existem algumas evidências que certos alimentos como os produtos lácteos podem aumentar a gordura. Contudo todos os estudos precisam de mais dados estatísticos para serem confirmados. A melhor forma mesmo é eliminar os alimentos que possam provocar aumento da gordura durante um período de tempo e comprovar.

Este são os conselhos de cuidados de pele que os dermatologistas mais ouvem e que consideram mais errados. Além de serem errados podem ser potencialmente perigosos pelo que é importante ter em conta este artigo e fazer uma escolha fundamentada dos conselhos que escolhe seguir.

Categorias: Beleza